Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Inscrições abertas para participar do Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Rio Cuiabá

Publicados

MATO GROSSO

Está aberto o período de inscrições para integrar o Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) do Alto Rio Cuiabá, uma oportunidade para representantes da sociedade civil, comunidades tradicionais, poder público e usuários de recursos hídricos contribuírem ativamente na gestão hídrica da região. Os interessados podem se manifestar até o dia 1º de junho.

O CBH do Alto Cuiabá atua como uma plataforma democrática na qual diversos setores da comunidade podem dialogar, apresentar suas visões e buscar soluções conjuntas para questões que impactam a qualidade e disponibilidade da água na região.

Leandro Obadowiski, gerente de Fomento e Apoio aos Comitês de Bacias Hidrográficas da Sema, destacou a importância do comitê na resolução de conflitos relacionados ao uso da água e no desenvolvimento de planos estratégicos para a gestão sustentável dos recursos hídricos.

“O comitê busca solucionar os conflitos de uso da água e propor um plano de bacia. No caso este comitê está elaborado o Plano de Bacia para a sua área de atuação que é a UPG do Alto Cuiabá em parceria com o Ministério Público. O CBH cumpre papel fundamental na proposição e elaboração de políticas para a gestão das águas, sobretudo em regiões sujeitas a eventos críticos de escassez hídrica ou que possa comprometer os usos múltiplos da água”, afirmOU Leandro.

Leia Também:  Seduc recebe professora da rede estadual que coordena projeto em parceria com a NASA

Como participar?

Podem se inscrever entidades municipais, estaduais, federais de ensino e pesquisa como representantes do Poder Público, assim como representantes da Sociedade Civil através de segmentos variados, incluindo indústria, mineração, agropecuária, hidroeletricidade, pesca, turismo, além de instituições privadas de ensino e pesquisa; organizações não governamentais – ONGs; sindicatos; cooperativas e outras organizações. 

As inscrições podem ser feitas via e-mail surh@sema.mt.gov.br ou presencialmente na Superintendência de Recursos Hídricos, na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema-MT). 

Veja os documentos necessários para inscrição acessando aqui o edital de convocação publicado no Diário Oficial.

Para mais detalhes sobre o processo de inscrição e os documentos necessários, acesse o edital de convocação disponível no Diário Oficial. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (65) 3613-7215. 

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  Nova ponte construída pelo Estado sobre o Rio Cuiabá vai desafogar trânsito na região do Coxipó

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA