MATO GROSSO
Inscrições para 640 vagas em cursos técnicos da Seciteci têm início nesta segunda-feira (16)
MATO GROSSO
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) abre nesta segunda-feira (16.12), a partir das 18h, o período de inscrições para 640 vagas em cursos técnicos profissionalizantes gratuitos. Os cursos envolvem diversas áreas do conhecimento e são disponibilizados em 12 municípios de Mato Grosso, no período noturno.
As inscrições poderão ser feitas até às 17h59 (horário de Mato Grosso) do dia 17 de janeiro de 2025. Para se inscrever é necessário estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio.
Estão disponíveis cursos técnicos de Administração, Agricultura, Agronegócio, Agropecuária, Enfermagem, Meio Ambiente e Saúde Bucal. As aulas estão previstas para começar em março e terão duração de 12 meses a 24 meses.
As vagas são para cursos técnicos na modalidade concomitante (quando o estudante cursa o ensino médio em qualquer escola, mas em período diferente do noturno) e subsequentes (para jovens e adultos que já concluíram a Educação Básica), e estão disponíveis nos municípios de Alto Araguaia, Barra do Garças, Campos de Júlio, Colniza, Confresa, Juruena, Nortelândia, Nova Mutum, Querência, Santa Terezinha, Sapezal e Santo Antônio do Leverger.
Cada turma será formada por 40 alunos. Para se inscrever e ter acesso ao edital, os interessados devem acessar aqui.
A classificação final dos candidatos será determinada por ordem de sorteio público a ser realizado ao vivo no dia 11 de fevereiro, às 14h, no canal oficial da Seciteci no YouTube (acesse aqui).
Atualmente, a Seciteci já está presente com cursos técnicos em 15 cidades que têm Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) e contempla cerca de 3 mil alunos em todas as modalidades de ensino. Com as novas turmas, chegará a 29 municípios, sendo 12 deles fora de sede.
“A Seciteci retoma o protagonismo na oferta de cursos técnicos para jovens e adultos que procuram uma profissão. É um curso para jovens e trabalhadores que querem mais um diploma, e estamos cumprindo a nossa missão dada pelo governador Mauro Mendes e o vice, Otaviano Pivetta, no sentido de qualificar nossa população para que todos tenham mais oportunidade de emprego e renda”, afirma o secretário da Seciteci, Allan Kardec.
O secretário adjunto de Educação Profissional e Superior da Seciteci, Dimorvan Brescancim, avalia que a oferta dos cursos é uma política de grande importância para garantir acesso ou aperfeiçoamento de uma profissão.
“Grande parte do mundo alcança em média 40% da sua população jovem com cursos técnicos. O Brasil chega a 8%. Com o esforço do Governo de Mato Grosso, já temos mais de 10% de oferta e até 2026 queremos ter 30%, inclusive porque, além de melhorar a renda dos profissionais, o adulto que fez um curso técnico tem desempenho melhor no ensino superior”, completa Dimorvan.


MATO GROSSO
Agora é Lei! Projeto do vereador Alex Rodrigues garante Wi-Fi gratuito nas unidades de saúde de Cuiabá

A população que utiliza os serviços públicos de saúde de Cuiabá poderá contar com acesso gratuito à internet via Wi-Fi nas unidades da rede municipal. A medida foi garantida com a aprovação e sanção do Projeto de Lei de autoria do vereador Alex Rodrigues, que autoriza a Prefeitura a contratar empresas especializadas para fornecer o serviço.
A nova lei tem como objetivo ampliar o conforto, melhorar a comunicação e promover a inclusão digital de pacientes e acompanhantes. O vereador explicou que a proposta surgiu a partir do diálogo com a população, que muitas vezes precisa acessar documentos, pedir ajuda ou simplesmente manter contato com a família enquanto aguarda atendimento médico.
“Sabemos que a internet é fundamental, principalmente para o acesso à informação. Essa lei nasce da escuta e da necessidade real de quem utiliza o SUS”, afirmou Alex Rodrigues durante a cerimônia de sanção.
O prefeito Abilio Brunini destacou a importância da iniciativa e a colaboração da Câmara Municipal na criação de políticas públicas voltadas ao bem-estar da população. “Parabéns aos vereadores por suas iniciativas. A internet nos postos de saúde é mais que conforto, é dignidade e acesso à informação”, disse.
Com a sanção, a Prefeitura de Cuiabá está autorizada a iniciar os trâmites para viabilizar o serviço. A lei será publicada na Gazeta Municipal e passa a ter validade legal em todo o município.
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Kickboxing: a arte marcial que transforma vidas e agora projeta Mato Grosso no cenário nacional
-
MATO GROSSO3 dias atrás
“Churrasco da Construção” une setor de materiais e atrai mais de 600 participantes em Várzea Grande
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Condomínio residencial clube ganha destaque em meio à valorização do mercado imobiliário em Cuiabá
-
MATO GROSSO2 dias atrás
“Exames simples de raio-X podem ajudar no diagnóstico de câncer ósseo em crianças e adolescentes”, orienta especialista
-
GERAL1 dia atrás
Trump assina tarifa de 50 % sobre todas as importações de produtos brasileiros para os Estados Unidos: confira como isso afeta o Brasil
-
MATO GROSSO6 horas atrás
Roupas, calçados e perfumes lideram intenções de compra para o Dia dos Pais em Mato Grosso
-
MATO GROSSO4 horas atrás
Agora é Lei! Projeto do vereador Alex Rodrigues garante Wi-Fi gratuito nas unidades de saúde de Cuiabá