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Inscrições para projetos sociais do Corpo de Bombeiros começam nesta segunda-feira (15)

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O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) abre, nesta segunda-feira (15.04), as inscrições para a participação de crianças e adolescentes nos projetos sociais Bombeiros do Futuro, Musicalizar e Karabom. Os interessados têm até o dia 5 de maio para se inscrever (clique aqui). Ao todo, foram disponibilizadas 475 vagas.

O CBMMT tem se destacado, ao longo dos anos, por seus projetos sociais inovadores, que visam beneficiar crianças e adolescentes por meio de atividades educativas, esportivas e musicais. Os projetos Bombeiros do Futuro, Musicalizar, e Karabom são voltados para a formação cidadã e profissional desses jovens, oferecendo oportunidades únicas de desenvolvimento pessoal.

Além dos projetos já mencionados, o CBMMT está dando mais um passo em sua iniciativa social ao lançar o projeto Musicalizar – formação de banda. Esse novo projeto visa atender o público juvenil que já possui habilidades musicais e deseja aprofundar suas técnicas musicais, bem como ter a oportunidade de ingressar na formação da banda do projeto Musicalizar.
 

De acordo com o comandante-geral do CBMMT, coronel Alessandro Borges, ver as crianças e adolescentes desenvolvendo novos talentos e habilidades é a prova do poder transformador dessas iniciativas.

“Nós estamos extremamente orgulhosos do impacto positivo que nossos projetos sociais já tiveram na vida de mais de 158 mil crianças e adolescentes, e a nossa intenção é ampliar ainda mais esse número com a criação do projeto musicalizar formação de banda”, afirmou o comandante.

O coordenador de Articulação e Integração Comunitária do CBMMT, capitão Josuel Vieira, ressaltou a importância de proporcionar oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional para crianças e adolescentes, destacando que essas iniciativas contribuem não apenas para a formação individual dos jovens, mas também para a construção de uma sociedade mais inclusiva e consciente.

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“Estamos comprometidos em criar um ambiente acolhedor e inspirador para que os jovens possam explorar seus talentos e habilidades. Através dos projetos sociais do CBMMT, buscamos despertar o potencial de cada participante, estimulando seu crescimento pessoal e promovendo valores como trabalho em equipe, disciplina e responsabilidade”, enfatizou o capitão.

Inscrições

As vagas são destinadas a estudantes da rede regular de ensino (público ou privado), conforme as faixas etárias abaixo:

  • Projeto Social Bombeiros do Futuro/PSBF: 8 a 12 anos (245 vagas disponíveis)
  • Projeto Social Karabom/PSKBOM: 8 a 14 anos (150 vagas disponíveis)
  • Projeto Social Musicalizar Inicialização (PSMus): 9 a 14 anos (30 vagas disponíveis)
  • Projeto Social Musicalizar Formação de Banda (PSMus): 12 a 17 anos (50 vagas disponíveis) 

O calendário de eventos, critérios de seleção e outras informações podem ser consultadas no edital disponível aqui

As inscrições para Cuiabá e Várzea Grande podem ser feitas por meio deste link ou nas unidades do município, a partir desta segunda-feira (15). Já para Poconé, Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço e Nossa Senhora do Livramento, as inscrições devem ser feitas apenas nas unidades dos municípios. 

Dúvidas e orientações deverão ser solicitadas à Coordenadoria de Articulação e Integração Comunitária pelo telefone (65) 9 9615-5814.

Projetos sociais

O projeto Bombeiros do Futuro teve início em 1994 como Bombeiro-Mirim e passou por uma reformulação em 2006. Ele oferece um curso gratuito nas Unidades de Bombeiros Militares (UBMs) ou em outras unidades públicas. O objetivo do projeto é selecionar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, residentes em áreas com alto índice de criminalidade ou outros fatores de risco.

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O curso abrange disciplinas como história do bombeiro, noções de salvamento, primeiros socorros e educação ambiental. Além disso, o programa visa desenvolver habilidades socioemocionais valiosas em diversas áreas.

Já o projeto Musicalizar tem como propósito contribuir para a formação cidadã e profissional de crianças, adolescentes e jovens por meio do ensino musical. O curso tem a duração de três anos e é oferecido anualmente nas dependências do CBMMT ou em UBM’s autorizadas do interior. O projeto prioriza a seleção de participantes em situação de vulnerabilidade social.

Durante o programa, os participantes têm a oportunidade de explorar disciplinas como teoria musical, prática instrumental, história da música e prática de conjunto, além de receberem orientação especializada.

O projeto Musicalizar tem como madrinha a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, que em 2021 articulou recursos de R$ 200 mil para a compra de instrumentos musicais, uniformes e materiais didáticos.

Por sua vez, o projeto de Karabom foi concebido pelo 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso em 1999, em Rondonópolis-MT. Seu objetivo é incentivar o aperfeiçoamento pessoal por meio da prática consciente de atividade esportiva.

O projeto busca desenvolver habilidades técnicas e recreativas no aprendizado do Karatê, estimular o interesse pela escola, promover o convívio familiar e desenvolver o espírito de cooperação. Além disso, visa formar o hábito da prática esportiva.

Fonte: Governo MT – MT

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Grupo Petrópolis reforça compromisso com a sustentabilidade

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O Grupo Petrópolis — maior cervejaria com capital 100% nacional e detentor de marcas como Itaipava, Petra e TNT Energy — reforça seu compromisso com a sustentabilidade neste Dia Mundial do Meio Ambiente. A companhia destaca os avanços da sua agenda de metas ESG que reúne metas socioambientais ambiciosas até 2030, com investimentos em descarbonização, economia circular e educação socioambiental, tendo como foco um futuro mais sustentável.

A redução das emissões de CO₂ em suas operações segue como um dos principais indicadores ambientais da companhia neste ano. A meta é reduzir as emissões de toda as operações até o fim do ano, que se encontra hoje em 43,9 kg por hectolitro produzido.

A meta faz parte da agenda ESG do Grupo Petrópolis desde 2023, ano em que realizou seu inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), que segue o padrão internacional do Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol) e corresponde à medição das emissões de gases de efeito estufa decorrente da cadeia de suprimentos, produção industrial e distribuição até os centros de distribuição. Para isso, a empresa vem promovendo ações focadas em eficiência energética,

redução de desperdícios e adoção de boas práticas ao longo de toda a cadeia produtiva e logística.

“A sustentabilidade é um compromisso de longo prazo e faz parte da nossa estratégia de negócio. Temos plena consciência do nosso papel como indústria e buscamos agir de forma responsável em todas as etapas da cadeia produtiva. Nossas metas de descarbonização refletem essa visão e estão alinhadas com os principais compromissos globais de preservação do meio ambiente”, afirma Alaercio Nicoletti Junior, Head de Sustentabilidade e Inovação do Grupo Petrópolis.

Outros esforços da companhia envolvem a implantação de uma política de compras sustentáveis, com a seleção de fornecedores alinhados com práticas socioambientais para minimizar emissões indiretas e impulsionar a inovação sustentável na cadeia de suprimentos.

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Outros projetos ambientais

No campo da gestão de resíduos, o principal projeto do Grupo Petrópolis há 10 anos segue alinhado ao conceito de Aterro Zerro, que garante o reaproveitamento de praticamente todo o volume de resíduos produzidos pela cervejaria na produção de bebidas. Atualmente, apenas 0,17% (cerca de 500 kg) dos resíduos são destinados a aterros sanitários, índice considerado de excelência no setor. O reaproveitamento contempla, por exemplo, a utilização de resíduos cervejeiros na alimentação animal e no fornecimento de insumos para a produção de laticínios na queijaria da empresa anexa à fábrica de Teresópolis (RJ). Em 2023, a venda desses resíduos gerou uma receita de R$ 30 milhões — superando o volume total de resíduos gerados no período.

Na fábrica de Alagoinhas (BA), houve uma redução de 23,5% na geração de resíduos industriais. Já em Itapissuma (PE), a empresa encontrou uma nova opção para reutilizar os resíduos plásticos, que são de difícil reciclagem, em materiais como telhas, que além de sustentáveis têm alto valor agregado. “O desenvolvimento dessas soluções nasce da nossa preocupação constante com os desafios socioambientais do país e do mundo. Queremos ser parte ativa na construção de soluções sustentáveis”, reforça Nicoletti.

O compromisso do Grupo Petrópolis também dialoga com dados críticos sobre o cenário ambiental no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), o país gera aproximadamente 77 milhões de toneladas de resíduos por ano, e cerca de 40% desse volume acaba em aterros sanitários. Outro dado alarmante vem do estudo do Blue Keepers, projeto ligado ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que mostra o Brasil como responsável por 3,44 milhões de toneladas de plástico que chegam aos oceanos todos os anos.

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Além das ações operacionais, outro importante pilar da agenda ESG do Grupo Petrópolis é a educação socioambiental. Por meio do programa Cidade Sustentável, mais de 14 mil pessoas – entre estudantes, familiares e comunidade – são impactadas por ações que promovem a consciência ambiental. Hoje, o programa atende 47 escolas municipais com conteúdo sobre descarte correto de resíduos, uso consciente de água e energia, e mudanças climáticas.

As ações ambientais têm papel estratégico para o Grupo Petrópolis – tanto no que se refere à produção quanto ao relacionamento com as comunidades. Por isso, as iniciativas ganham destaque neste Dia Mundial do Meio Ambiente, reforçando o compromisso da companhia com o futuro do planeta e das próximas gerações.

 

SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.

Para mais informações: Néctar Comunicação Corporativa – grupopetropolis@nectarc.com.br

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