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Intermat lança Portal de Dados Cartográficos de Mato Grosso

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O Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) lançou o Portal de Dados Cartográficos, com o objetivo de manter atualizada a Base Cartográfica do Estado de Mato Grosso e subsidiar o Sistema Estadual de Informações Cartográficas e a sociedade mato-grossense com dados geográficos e georreferenciados do território do Estado.

O órgão passou a abrigar o Órgão de Cartografia do Estado, após a reforma administrativa do Poder Executivo estadual em 2019 e, desde então, os servidores da Diretoria de Cartografia e Acervo Fundiário (DIRCAF) transformaram a maneira de como esses dados são acessados e comunicados ao criarem o portal, que está pronto para capacitar não apenas as agências governamentais do Estado, mas toda a população com fácil acesso a essas informações.

O portal emprega técnicas de ponta para fornecer aos usuários uma experiência envolvente e informativa. Através de descrições concisas, enriquecidas com mapas otimizados e fluxos hierárquicos de informações, os usuários agora podem acessar rapidamente dados territoriais sobre Mato Grosso.

A tecnologia usada na implantação do Portal de Dados Cartográficos atende a uma infinidade de propósitos. Apoia atividades governamentais como planejamento, monitoramento e desenvolvimento regional com mapas atualizados, auxilia na preservação ambiental por meio do mapeamento de limites legais, contribui para a alocação de recursos fiscais com cálculos precisos de área e aprimora a educação facilitando o ensino da história e geografia do Estado.

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O desenvolvimento do Portal de Dados Cartográficos envolveu extensa pesquisa e compilação de dados. Foram criadas quatro abas e nomeadas, como a Evolução da Divisão Territorial, Genealogia dos Municípios, Mapas Municipais e Banco de Dados Cartográficos.

A aba Banco de Dados Cartográficos disponibiliza para download os dados cartográficos contidos na Base Cartográfica do Estado de Mato Grosso em escala de 1:100.000 e disponibiliza link para acesso de dados por meio de serviços (WebServices).

Já a aba “Evolução da Divisão Territorial” integra uma série de mapas que mostram as mudanças territoriais históricas de Mato Grosso, acompanhados por textos explicativos breves. Foram referenciados dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do livro “Genealogia dos Municípios de Mato Grosso”, do padre José de Moura Silva.

Em “Genealogia dos Municípios” consta a origem dos municípios do Estado, por meio de fluxogramas informativos. Foi realizada uma análise da legislação territorial de todos os 141 municípios, resultando na produção de um fluxograma único. Por fim, a aba “Mapas Municipais” traz acesso a 141 mapas dos municípios mato-grossenses, completos com narrativas históricas e os disponibiliza para download.

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Os servidores responsáveis pelo portal permanecem comprometidos com a melhoria contínua. A equipe abraçou novas tecnologias e aprendeu lições valiosas no desenvolvimento do portal e compreenderam a importância de manter uma equipe especializada focada em dados cartográficos e geotecnologias para garantir que a plataforma continue a evoluir para atender às necessidades dinâmicas da população de Mato Grosso.

Novas informações ao portal estão previstas para acontecer nos próximos meses. O projeto concorre ao Prêmio de Eficiência e Inovação, promovido pelo Governo de Mato Grosso, na categoria Satisfação do Cidadão ou do Servidor, e também concorreu ao prêmio Eu Esri Brasil 2023, premiação que reúne casos de sucesso no uso do Sistema ArcGIS em empresas e instituições renomadas como Ibama, Vale, Copel, entre outros.

Para obter mais informações e explorar o Portal de Dados Cartográficos, acesse aqui.

Fonte: Governo MT – MT

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Itaipava lidera conversas e é a marca mais falada durante o Carnaval 2025

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A cerveja Itaipava se consagrou como a marca mais falada dentre as cervejas no Carnaval 2025. Amparada em ações inéditas criadas exclusivamente para a folia, a cerveja do Grupo Petrópolis reafirmou sua força e conexão com o público e somou um total de 8.330 menções nas plataformas Twitter/X, Facebook, Instagram, portais de notícias e blogs, liderando o volume de conversas no segmento. Os dados de monitoramento são da plataforma Stilingue, mapeando as métricas da campanha no período de 15 de janeiro de 2025 a 05 de março de 2025.

 

A metodologia analisou as menções em mar aberto oito marcas de cerveja, entre elas Itaipava, Brahma, Amstel, Heineken e Corona, abrangendo as plataformas e veículos citados acima. Foram consideradas menções que incluíssem o nome da marca ou seu perfil oficial, combinados com palavras-chave relacionadas ao Carnaval, além de hashtags oficiais das marcas e eventos patrocinados.

O desempenho se deve, principalmente, a uma estratégia de conteúdo 360°, criada pela equipe de Itaipava em parceria com a WMcCANN, que reforçou a presença ativa de influenciadores nas redes e ampliaram a visibilidade da Itaipava no digital. Dentre os temas de destaque em mar aberto estiveram as ações com fãs clubes do squad da marca, como Ivete Sangalo e Álvaro Xaro, somados ao patrocínio da marca ao Bloco Coruja, da cantora e embaixadora, que somou 689 mil visualizações nos conteúdos publicados no Instagram. As conversas também incluíram experiência de consumo de Itaipava no bloco e nos Camarotes e eventos patrocinados pela marca durante o carnaval.

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O Gole Gole, copo térmico e inderramável criado pela marca para garantir que o folião não perca nenhum gole de sua cerveja no meio da festa, dominou o interesse nos canais proprietários da marca. O copo produzido por impressão 3D de alta precisão e tecnologia giroscópica rodou os carnavais de Olinda e Salvador nas mãos de influenciadores.
Já o TikTok foi o canal que se manteve como o mais engajado da marca em posts proprietários. Na plataforma, parcerias como a ativação com Thaynara OG também renderam resultados positivos com mais de 2 milhões de views.

“Estamos muito felizes com os resultados durante o Carnaval. O engajamento do público com a nossa marca demonstra uma estratégia digital assertiva e a importância dos influenciadores na amplificação da mensagem. A Itaipava tem no Carnaval um momento estratégico, e conseguimos reforçar ainda mais essa conexão autêntica com os consumidores”, destaca Diego Santelices, head de comunicação e mídia do Grupo Petrópolis.

Ações da marca
Além das ações digitais, a Itaipava reforçou sua presença no Carnaval patrocinando eventos icônicos pelo país, como o Olinda Beer (PE), os Camarotes Villa e Planeta Band e o Bloco Coruja (BA), o Oba Festival (SP) e a transmissão do SBT Folia. No Camarote Villa, um dos mais prestigiados do circuito Barra-Ondina em Salvador, a marca contou com um estúdio exclusivo onde eram produzidos conteúdos em tempo real. Nesse espaço, influenciadores como Adriane Galisteu, Álvaro, Thaynara OG e Carol Peixinho, entre outros, e veículos como TikTok, UOL e Sua Música produziram conteúdos, transmissões, interações e dinâmicas conectando quem está na folia e quem acompanha à distância.

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Para o Carnaval 2025, a Itaipava trouxe inovações em sua estratégia. Além do copo inderramável Gole Gole, a campanha criada pela WMcCann com o mote “A sede de folia pede. Itaipava” resgatou o icônico cooler da Itaipava apresentado na campanha de Verão e levou o espírito da folia para Salvador com um filme estrelado por Ivete Sangalo. A marca também apostou em uma collab inédita com a Avon, unindo duas paixões do público: a Itaipava e o batom conhecido por sua durabilidade de 16 horas sem borrar.

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