Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Intervenção convoca 359 aprovados no concurso da Secretaria Municipal de Saúde

Publicados

MATO GROSSO

O Gabinete de Intervenção Estadual na Saúde de Cuiabá convocou 359 aprovados no concurso público da Secretaria Municipal de Saúde. A lista com os nomes dos convocados, documentos, exames, certidões e declarações necessários para a posse constam em edição extra do Diário Oficial do Estado dessa quarta-feira (10).

Os convocados têm o prazo de 30 dias para apresentar os documentos exigidos para a nomeação. O objetivo é dar posse aos candidatos já no dia 31 de maio de 2023.

Entre os aprovados convocados estão 137 médicos, sendo 78 clínicos gerais e 21 pediatras, uma das especialidades com maior demanda atualmente. Ainda foram chamados especialistas em dermatologista, endocrinologista, infectologista, nefrologista, neurologista, pneumologista, psiquiatra, proctologista, reumatologista e urologista.

Além dos médicos, foram convocados 75 enfermeiros, 126 técnicos de enfermagem, 15 especialistas em Saúde Coletiva que vão atuar na atenção primária, cinco profissionais de recursos humanos na saúde, um engenheiro sanitarista e um terapeuta ocupacional.

Os documentos necessários para a nomeação devem ser enviados exclusivamente pela Plataforma Virtual de Entrega Documental – GPE.

Leia Também:  PF combate produção de gado em terra indígena; líder recebia R$ 900 mil por mês

A contratação de profissionais foi uma das prioridades da equipe de intervenção. No início da intervenção, em março de 2023, havia 28 unidades de saúde sem médicos. Mas, com as contratações emergenciais, foi possível colocar profissionais em todas elas. Agora, com as contratações dos concursados, o atendimento de saúde à população será ampliado.

Orientações e informações sobre a convocação dos aprovados podem ser obtidos com a Coordenadoria de Provimento e Desligamento da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, pelo telefone (65) 9 9201-9514.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Beto Dois a Um pretende ampliar projetos voltados ao esporte educacional em Mato Grosso

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA