MATO GROSSO
Jayme chama manifestantes de “lunáticos” e manda aceitarem resultado das urnas
MATO GROSSO
DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTER MT
O senador Jayme Campos (União Brasil) classificou a atitude tomada por alguns manifestantes, durante esses mais de 30 dias de protestos contra a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à eleição presidencial, como típica de “lunáticos”. Ele ainda aconselhou que as pessoas aceitem o resultado das urnas.
“Ontem, mesmo, em Rondônia, teve um ‘tropec’ e infelizmente o motorista perdeu a cabeça e derrubou barraca, passou por cima de uma pessoa, porque o caminhão dele foi apedrejado. O pessoal está ficando meio lunático. Eu acho que as pessoas tem que entender que a eleição acabou, tanto é que está sendo feita uma transição tranquila. Agora, é direito do cidadão”, declarou, em entrevista nessa quinta-feira (1º).
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Os protestos começaram no dia 30 de outubro, logo após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgar a vitória do petista sobre o atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Inconformados com a derrota, bolsonaristas trancaram diversos trechos de rodovias em Mato Grosso e outros 10 estados.
Alguns dias depois, os manifestantes – que passaram a se intitular “patriotas” – começaram a acampar na frente de quartéis do Exército, onde já pediram intervenção federal, militar e, agora, “S.O.S Forças Armadas”.
Os atos de violência e obstrução de rodovias têm sido combatidos pelas Forças de Segurança do Estado. Apesar das constantes ações de repressão, cenas de violência foram protagonizadas no estado.
Jayme, na entrevista, chegou a lembrar do episódio em que uma criança foi impedida de ser levada para o hospital, onde passaria por uma cirurgia no olho, por conta das manifestações.
“Mato Grosso esses dias teve um fato muito ruim. Um cidadão com facão na mão dizendo que um menino que precisava fazer cirurgia nos olhos não iria passar pela manifestação. Isso não é democracia. Como você vai trancar uma ambulância, impossibilitar um menino de fazer uma cirurgia? A manifestação é livre, democrática e saudável para o regime democrático, desde que respeite o direito de ir e vir”, defendeu.
“Só o tempo conseguirá apaziguar os ânimos e as pessoas aceitarem os resultados. Nesse momento precisamos de paciência e união, para não descambarmos para um lado que não é o correto. Agora, tem fake news. Que vai ter invasão de terra, desabastecimento, que aqui irá virar Venezuela, dizem que o exército vai assumir. Não vai ter nada. A transição está sendo feita. Estão sendo escolhidos os ministros. Eu confesso para você que, em Brasília, eu não vejo manifestação”, concluiu.
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.