Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Juca vai apresentar projeto que garante construção de tanques para pescadores afetados pelo Transporte Zero

Publicados

MATO GROSSO

O deputado estadual Juca do Guaraná esteve em uma fazenda em Santo Antônio do Leverger para conhecer de perto um exemplo de piscicultura de sucesso no Estado. A ideia do parlamentar é apresentar um projeto de lei para construção de tanque nos quintais dos pescadores profissionais que serão impactados pelo Transporte Zero. Lei do governo que proíbe o transporte de peixes capturados nos rios de Mato Grosso.

“Não só manter a essência do ribeirinho, mas assegurar a sobrevivência de uma profissão milenar, que existe antes de Jesus Cristo. Então, precisamos respeitar e valorizar o ribeirinho, dando condições e ferramentas para que ele possa continuar a trabalhar na sua terra e sustentando a sua família”, ressaltou Juca.

A intenção do deputado é usar parte do recurso do BID Pantanal, que será destinado a Mato Grosso, para a construção dos tanques. A fim de que, nos próximos anos, os pescadores e ribeirinhos não fiquem desassistidos e tenha nessa nova atividade um meio de garantir geração de renda.

“Sabemos que o ministro da Agricultura Carlos Fávaro está preocupado com a questão do Vale do rio Cuiabá e dos ribeirinhos. Então, aqui é um projeto em que o ministro pode atender essa demanda com o fechamento da pesca. Esse modelo é de 100 metros cúbicos, mas pode ser de 30, pode ser de 50. É uma forma de renda para o pequeno produtor e para o pescador que pode resultar renda de até R$7 mil. Uma renda digna para que ele possa sustentar a sua família”, ressaltou Juca.

Leia Também:  VÍDEO: Mauro Mendes Declara Apoio a Eduardo Botelho para Prefeito de Cuiabá: 'Vamos Tirar Cuiabá do Buraco e Fazer a Cidade Voltar a Crescer

O proprietário rural, Flávio Castro, destacou a importância da propositura, principalmente, para aqueles que sobrevivem da pesca ter uma renda nos próximos anos, uma vez que a atividade estará visto proibida nos rios do Estado a partir de 2024.

“É um projeto acessível, uma proposta em que não é só o peixe que é o resultado. A água do tanque pode ser utilizada pelo pescador ou produtor para irrigar um pé de limão, pé de maracujá, uma mandioca, uma horta”, comentou.

“Sou morador de Santo Antônio, tenho andado muito aí na região ribeirinha e vejo a deficiência, de muito chacareiro, que é ribeirinho, pescador e não tem espaço suficiente para fazer um tanque. Essa iniciativa é uma alternativa que pode ser emplacada aqui no nosso município e tem tudo para dar certo. Usa bem menos água e conseguimos ter o peixe. É uma solução para os ribeirinhos e o deputado está de parabéns por essa bandeira”, ressaltou Menga Matos, morador de Santo Antônio de Leverger.

Leia Também:  Secretaria de Saúde de MT orienta sobre os cuidados com a saúde para amenizar calor extremo

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  VÍDEO: Ana Castela será a grande atração da Expoagro 2023, em Cuiabá

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA