Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Judoca de MT busca medalha nas Paralimpíadas de Paris

Publicados

MATO GROSSO

Em busca de medalha, a atleta Érika Cheres Zoaga, 36, irá participar da Paralimpíada de Paris, na França, entre os dias 28 de agosto a 8 de setembro. A judoca mato-grossense faz parte da seleção brasileira e compete na categoria maior que 70kg e no módulo J1, destinada a atletas cegos totais ou com percepção de luz. Em entrevista ao , a esportista comentou o sentimento em representar o país: “a emoção é bem grande, porque cada país que vamos, que conhecemos, mais eu tenho paixão em ser brasileira, em representar o Brasil, mais orgulho me dá. Eu tenho muito orgulho de ser brasileira.”

 

Leia também – Atleta mato-grossense de canoagem passa para a semifinal nas Olimpíadas

 

A esportista faz parte dos 253 atletas com deficiência convocados em 20 modalidades diferentes. De acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), essa edição terá a maior participação feminina de todas as edições, com 116 competidoras, cerca de 45,85% do número total de atletas.

Érika nasceu com glaucoma congênito e foi apresentada ao esporte em 2006, aos 17 anos, por uma amiga, a judoca Michele Ferreira. No judô paralímpico, os atletas iniciam a luta já em contato com o quimono do adversário, e caso os lutadores percam esse contato, o duelo é interrompido.

Leia Também:  Homem é preso pela PM com arma de fogo e munições em Peixoto de Azevedo

 

Érika é natural de Guia Lopes da Laguna, município de Mato Grosso do Sul. Apesar de ter iniciado seus treinamentos em Campo Grande, capital sul mato-grossense, se mudou para Mato Grosso em 2017 e permanece treinando no estado.

 

Atualmente é atleta da Associação Rondonopolitana de Deficientes Visuais (ARDV) e também faz parte do Projeto Olimpus MT. A atleta destaca a importância de receber tais incentivos.

“Eu tenho muito orgulho de representar Mato Grosso. De verdade. Eu fico muito feliz com o carinho que as pessoas têm com a gente, a importância que todo mundo dá para o esporte em Mato Grosso é muito boa. Então, dá um gás a mais para gente”, destacou.

Em 2022, após 16 anos praticando o esporte, Érika recebeu a primeira convocação para seleção brasileira. O momento foi uma surpresa para ela, uma vez que, não esperava o convite aos 34 anos. Desde então, com a seleção, a judoca conquistou boas vitórias em campeonatos internacionais. Os resultados mais recentes são uma prata no Grand Prix de Tiblissi, realizado em março na Geórgia, e ouro em Grand Prix de Antalya, na Turquia.

Leia Também:  Vídeo: Morre o ator Ney Latorraca aos 80 anos, vítima de complicações de câncer de próstata

Sobre os jogos paraolímpicos, a atleta destaca que sonha em ser medalhista e trem treinado pesado junto a sua equipe. “A gente está com grandes expectativas aí, a preparação está intensa e a gente quer trazer o melhor resultado possível”.

 

A atleta reforça, também, a importância da família em sua trajetória. “O incentivo e o apoio da minha família faz toda a diferença nessa caminhada toda. Meu filho e meu marido são essenciais nisso tudo.”

 

Érika irá competir no dia 7 de agosto. Em suas redes sociais, ela compartilha vídeo dos treinamentos em contagem regressiva para o começo da edição.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  Setasc divulga resultado do sorteio que levará oito autistas ao jogo do Cuiabá neste domingo (02)

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA