17 de Agosto de 2025
Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Justiça dá 10 dias para Governo do Estado apresentar convocação para Policiais Penais do concurso de 2016

Publicados

MATO GROSSO

Prazo foi determinado em audiência de conciliação entre Sindspen-MT e Governo do Estado

O Sindicato dos Servidores Penitenciários (Sindspen-MT) e o Governo Estado entraram em acordo para o chamamento dos policiais penais aprovados no concurso público de 2016. O Estado deverá apresentar até o dia 22 de setembro o cronograma para a convocação dos candidatos. O acordo foi firmado durante audiência de conciliação realizada na tarde desta terça-feira (12.09) no Fórum de Cuiabá.

De acordo com o secretário geral do Sindspen-MT, Lucivaldo Vieira, apesar do prazo determinado, a audiência não teve o desfecho aguardado pelo sindicato. “Não foi o que esperávamos, o ideal seria que o Governo apresentasse ao menos uma proposta para suprir as necessidades de algumas situações emergenciais. Tais como no Complexo Penitenciário Ahmenon, em Várzea Grande, na Penitenciária Central do Estado (PCE) aqui em Cuiabá, e nas unidades do interior como em Sorriso, Água Boa, Alta floresta, entre outras. Agora nos resta esperar que o Estado cumpra com o determinado e apresente no prazo de 10 dias o cronograma”, ponderou.

Leia Também:  Alta Floresta suspende aulas e exige passaporte da vacina

O presidente do Sindspen-MT, Amaury Neves alertou sobre o prazo para que os aprovados não percam suas vagas. “Nos preocupamos muito com este período, pois sabemos que o policial penal precisa de um tempo para passar por um período de capacitação, e este concurso é válido somente até junho de 2024. Se esse chamamento se prolongar até novembro deste ano, por exemplo, não haverá tempo hábil para o processo”, pontuou.

*_Ação na Justiça_*

A audiência de conciliação é desdobramento de uma ação na justiça movida pelo Sindspen-MT que cobra do Governo do Estado a convocação dos candidatos aprovados no concurso Sejudh/2016 para suprir o déficit de servidores nas unidades prisionais do Estado. A Defensoria Pública do Estado e a Ordem dos Advogados do Brasil Secção de Mato Grosso (OAB-MT) entraram como interessadas no processo.

Em agosto deste ano o juiz titular da Vara Especializada em Ações Coletivas, Bruno D’Oliveira Marques, determinou em decisão liminar que o governo estadual adotasse as providências necessárias para proceder com a imediata nomeação dos 492 candidatos aprovados no concurso.

Leia Também:  Ponte sobre o Rio das Mortes resgata Araguaia e representa transformação para a região

Segundo o Sindicato existe a necessidade de convocação imediata destes Policiais para que todas as unidades prisionais de Mato Grosso alcancem a proporção mínima adotada como parâmetro pelo Conselho Nacional de Polícia Criminal e Penitenciária (CNPCP).

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Colégio Unicus é premiado como destaque nacional em educação bilíngue no School Innovation Program

Publicados

em

O Colégio Unicus é destaque nacional e conquista troféu em educação bilíngue no School Innovation Program 2025, promovido pelo hub educacional da Conexia. A premiação, que avaliou práticas pedagógicas de mais de 400 escolas de todo o país, consagrou a instituição como referência em inovação e resultados. A cerimônia foi realizada em Foz do Iguaçu (PR), com a presença de instituições de ensino de diferentes regiões do Brasil.

A iniciativa reconhece escolas que implementam com excelência projetos inovadores e de impacto comprovado. O programa é dividido em três grandes eixos: Plataforma AZ (desempenho acadêmico), High Five (educação bilíngue) e My Life (formação socioemocional).

O Colégio Unicus foi premiado pelo trabalho consistente no desenvolvimento da competência bilíngue dos estudantes, com uma proposta que alia intencionalidade pedagógica, uso cotidiano da língua inglesa e formação crítica desde a infância.

A metodologia adotada foi criada por um eficiente time pedagógico, formado por coordenadores experientes, professores do currículo em inglês e pela direção geral, sob o comando de Márcia Amorim Pedr’Angelo, pedagoga e coordenadora da Unesco para a Educação em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que também está à frente da Escola Toque de Mãe.

Leia Também:  VÍDEO: Mauro Mendes, faz vistoria da obra da ponte que liga os bairros Parque Atalaia, em Cuiabá e Parque do Lago, em Várzea Grande, veja

Como parte da conquista, o método desenvolvido pela escola será incluído como case de sucesso no manual nacional de boas práticas educacionais do programa, que será distribuído a educadores e gestores de todo o Brasil.

“Graças ao empenho, à dedicação e ao compromisso com a excelência é que chegamos a esse reconhecimento nacional. É possível unir excelência acadêmica, intencionalidade pedagógica e vínculo afetivo com os alunos. O ensino em duas línguas faz parte desse projeto que prepara nossos estudantes para o mundo com raízes sólidas e visão expandida”, afirma Márcia.

Os coordenadores pedagógicos Dani Stefanini e Rafael Ribeiro representaram a equipe no evento e foram responsáveis por receber o prêmio, sendo reconhecidos pelo protagonismo na condução do projeto.

A coordenadora pedagógica, Dani Stefanini, destaca: “Esse é um momento importante para nossa escola, um reconhecimento nacional da qualidade do trabalho bilíngue desenvolvido”.

Rafael Ribeiro, coordenador do currículo em inglês, reconhece os seus professores como sendo peça chave desse sucesso “This achievement belongs to all of you! Congratulations for believing, dedicating, and making it happen.
You’ve done an amazing job, let’s keep this excellence going strong!”

Leia Também:  Estudo revela Brasileirão como a sexta liga mais competitiva do mundo

O School Innovation Program integra a Jornada Conexia, plataforma voltada à valorização e difusão de práticas pedagógicas de alto impacto no desenvolvimento integral dos estudantes.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA