MATO GROSSO
Justiça defere recuperação judicial do Grupo Sertão; dívidas ultrapassam R$ 100 milhões
MATO GROSSO
O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás deferiu o processamento da recuperação judicial do Grupo Sertão, tradicional no agronegócio goiano, sediado em Paraúna. A decisão, assinada pela juíza Wanderlina Lima de Morais Tassi, da 2ª Vara Cível da comarca, foi publicada nesta sexta-feira (26). O pedido foi formulado pela família Leão, que atua há mais de quatro décadas no setor agrícola e pecuário. No processo, o grupo relata que enfrenta dívidas que ultrapassam R$ 100,8 milhões. A crise, de acordo com os requerentes aconteceu por conta de fatores externos como a ferrugem asiática, secas prolongadas, oscilações no preço da soja e perdas em contratos agrícolas.
A magistrada destacou que a recuperação judicial tem por objetivo “viabilizar a superação da situação de crise econômico-financeira do devedor, permitindo a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores”.
A advogada do Grupo ERS, Ramirhis Laura Xavier Alves, responsável pela condução da recuperação judicial do Grupo Sertão, ressaltou a relevância do procedimento como instrumento de reestruturação empresarial.
“É evidente a plena viabilidade do grupo, uma vez que eles reúnem condições concretas de se reerguer e retomar sua trajetória de crescimento. A recuperação judicial se apresenta como medida essencial para viabilizar a renegociação das dívidas e assegurar o cumprimento dos compromissos, preservando a relação de confiança que sempre manteve com seus credores e fornecedores”, afirmou.
Na decisão, a justiça nomeou como administrador judicial o escritório Flávio Cardoso Advogados Associados S/S; determinou a suspensão de execuções e ações contra o grupo por 180 dias, proibiu a consolidação da propriedade de imóveis rurais e veículos considerados essenciais, garantindo a posse ao Grupo Sertão e determinou a apresentação do plano de recuperação no prazo de 60 dias.
Histórico
O Grupo Sertão iniciou suas atividades na década de 1980 em Montividiu (GO) e, ao longo dos anos, expandiu para Bahia e Tocantins, diversificando os negócios em postos de combustíveis, leilões de gado e beneficiamento de sementes.
Segundo o laudo pericial apresentado nos autos, o grupo continua em plenas condições de funcionamento, o que reforçou a decisão judicial pelo deferimento da recuperação.
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.