Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Justiça Federal volta a colocar mandato de Juca do Guaraná em risco na ALMT

Publicados

MATO GROSSO

O juiz federal Marllon Sousa acolheu recurso da defesa e emitiu decisão favorável ao ex-prefeito de Chapada dos Guimarães (66 km de Cuiabá), Gilberto Schwarz de Mello (PL), julgado por improbidade administrativa. O deferimento é uma ameaça ao deputado estadual Juca do Guaraná (MDB), que pode perder sua cadeira na Assembleia Legislativa (ALMT) para o delegado Claudinei (PL). Nas eleições de 2022, os votos de Schwarz foram congelados, diante de investigação por improbidade administrativa e Juca assumiu a vaga em razão do coeficiente eleitoral do partido. Caso o ex-prefeito seja absolvido em todas as instâncias, o MDB fica com um representante a menos no parlamento e Claudinei retorna à AL.

O magistrado da 10ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF) considerou que Schwarz não mantinha um “caixa 2” em Chapada. Segundo o acórdão, a prestação do prefeito estava “incompleta” e o mesmo reconheceu o erro. Ainda abre espaço para recurso.

LEIA MAIS: Deputado demonstra confiança ao tentar cadeira de Juca do Guaraná na AL

“Verifica-se que o réu não agiu animado pela vontade livre e consciente de ofender princípios da administração pública, de tal modo que não se pode punir o administrador público despreparado, inábil, mas apenas o desonesto, que tenha a intenção de causar dano ao erário, obter vantagem indevida, o que não é o caso dos autos”, expõe o juiz.

Leia Também:  Governo de MT realiza formatura de militares do Corpo de Bombeiros nesta quinta-feira (1º)

Marllon ainda afirma que o político não é “desonesto”, mas “despreparado” para a função administrativa à frente do Executivo municipal.

Reprodução/TRF

 JUCA DO GUARANA

“A ausência de prestação formal e tempestiva das contas não é circunstância suficiente para caracterizar ato de improbidade administrativa, eis que trata de mera irregularidade, decorrente de inabilidade técnica”, avaliou o juiz que também foi convocado como relator do caso.

CONTAGEM DOS VOTOS

Schwarz obteve 7.260 votos e Juca ficou em último colocado, com 1.863 votos, assumindo a cadeira devido ao coeficiente eleitoral do MDB, que foi de 217.896 votos. Caso os votos do ex-prefeito de Chapada sejam somados, a realidade muda.

HNT entrou em contato com a assessoria de Juca do Guaraná, que não se manifestou sobre o caso porque o deputado está de licença e só retorna no dia 5 de julho. A reportagem questionou o motivo do afastamento, porém, não obteve retorno. O espaço segue aberto.

 

HNT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Agora é Lei! Projeto do vereador Alex Rodrigues garante Wi-Fi gratuito nas unidades de saúde de Cuiabá

Publicados

em

A população que utiliza os serviços públicos de saúde de Cuiabá poderá contar com acesso gratuito à internet via Wi-Fi nas unidades da rede municipal. A medida foi garantida com a aprovação e sanção do Projeto de Lei de autoria do vereador Alex Rodrigues, que autoriza a Prefeitura a contratar empresas especializadas para fornecer o serviço.

A nova lei tem como objetivo ampliar o conforto, melhorar a comunicação e promover a inclusão digital de pacientes e acompanhantes. O vereador explicou que a proposta surgiu a partir do diálogo com a população, que muitas vezes precisa acessar documentos, pedir ajuda ou simplesmente manter contato com a família enquanto aguarda atendimento médico.

“Sabemos que a internet é fundamental, principalmente para o acesso à informação. Essa lei nasce da escuta e da necessidade real de quem utiliza o SUS”, afirmou Alex Rodrigues durante a cerimônia de sanção.

O prefeito Abilio Brunini destacou a importância da iniciativa e a colaboração da Câmara Municipal na criação de políticas públicas voltadas ao bem-estar da população. “Parabéns aos vereadores por suas iniciativas. A internet nos postos de saúde é mais que conforto, é dignidade e acesso à informação”, disse.

Leia Também:  Auditores da CGE-MT são finalistas em maior prêmio nacional de combate à corrupção

Com a sanção, a Prefeitura de Cuiabá está autorizada a iniciar os trâmites para viabilizar o serviço. A lei será publicada na Gazeta Municipal e passa a ter validade legal em todo o município.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA