Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Linha de crédito do Governo de Mato Grosso muda a realidade de jovens empreendedores

Publicados

MATO GROSSO


Empreendedores são aqueles que persistem, lideram, assumem riscos e fazem acontecer. Esse é o objetivo de muitos principalmente os jovens que fazem uso do digital e da criatividade para se reinventarem e crescerem em meio a um mercado cada vez mais competitivo.

O crescimento do público jovem entre empreendedores que procuram as linhas de crédito da Desenvolve-MT tem chamado atenção. Como é o caso de Wesley dos Santos, 26 anos, que saiu da cidade de Peixoto de Azevedo (a 672 km de Cuiabá) para empreender na região central em Sinop (a 480 km de Cuiabá).

Graças a sua determinação, está há cinco anos à frente da Barbearia Style. Nos últimos meses, ele planejou investir na melhoria da estrutura e na compra de equipamentos para expandir seu negócio e buscou a Desenvolve MT.

“Com o financiamento eu posso colocar mais cadeiras e comprar novos equipamentos, pois há outros dois barbeiros começando a trabalhar comigo”, complementa Wesley. 

O jovem de Rondonópolis (a 221 km de Cuiabá) Raphael Marzochi, de 24 anos, é exemplo de inovação em meio a pandemia. Em dezembro de 2020, iniciou seu negócio com a venda de eletrônicos importados como hobby. Não demorou muito e logo pegou gosto pelo negócio. 

Leia Também:  Em busca de consenso na AL, Botelho admite plano de candidatura a prefeito em 2024

Ele que sempre gostou de eletrônicos, principalmente os que possuem grande valor agregado, optou por esse tipo de produto, para comercializar em sua loja online chamada Marzochi Store.

“Com o crédito terei um portfólio maior de modelos, mais mercadorias e melhor estrutura para atender meus clientes”, explica.

Programa Jovem Empreendedor

A linha de crédito lançada pelo Governo de Mato Grosso é voltada para o jovem que tenha entre 18 a 29 anos, e esteja à frente do seu negócio como proprietário ou sócio da empresa e queira investir ou melhorar o seu empreendimento.

Caso o empreendedor seja pessoa física, poderá formalizar no portal MEI do Governo Federal, antes da solicitação do crédito.

A iniciativa oferece uma linha de crédito no valor de até R$ 15 mil para microempreendedor individual (MEI), micro e pequena empresa, com juros de 0,37% ao mês, carência de até 06 meses e um prazo total de 42 meses para quitação.

O crédito pode ser utilizado para aquisição de insumos, móveis e utensílios nacionais novos, aquisição de softwares, sistema de gestão empresarial, material de construção, matéria-prima e mercadoria de revenda.

Leia Também:  Cuiabá ganha novo empreendimento com conforto e sofisticação em cada detalhe

Do total financiado, 70% deve ser utilizado para investimento e 30% para limpar o nome caso, a empresa possua alguma restrição junto aos órgãos.

Uma novidade para facilitar ainda mais o processo na hora de tomar o crédito, é o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas do Sebrae (Fampe). O fundo é uma alternativa para compor garantia em até 80% na hora de contratar o financiamento.

Como contratar

Os interessados podem solicitar o crédito pelo portal www.desenvolve.mt.gov.br, clicar no banner que aparece na capa do site e seguir o passo a passo. Ao solicitar o crédito, ele será redirecionado para o portal de crédito exclusivo da agência. O empreendedor poderá também simular o crédito a ser financiado antes de contratar.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  "Separar o que é abertura de área legal do ilegal é estratégico para a efetividade da fiscalização", afirma secretária de Meio Ambiente

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA