Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Livro em homenagem a Leila Malouf será lançado hoje (3)

Publicados

MATO GROSSO

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MT), o Buffet Leila Malouf e a Mercatto Comunicação lançam, nesta terça-feira (3), a partir das 18h, o livro ‘A Cozinha é Minha Vida’. A obra celebra a história e o legado da renomada banqueteira, bem como as três décadas do empreendimento que levam seu nome e assinatura gastronômica.
O livro está dividido em três partes: ‘Antes de Tudo: minha história com a cozinha’; ‘Receitas: sabores que fazem parte da minha vida’; e ‘Banquete & Festas’. São 13 capítulos que mesclam a história de Leila com títulos como: ‘Sou uma mistura’, sobre sua origem; ‘Tempero de família’, que fala sobre suas raízes libanesas; ‘À frente das panelas’, onde conta como tudo começou; ‘Perto do fogo’, que aborda o desafio de empreender aos 40 anos; ‘Desafios para todos os gostos’, no qual compartilha os desafios do negócio ao longo dos anos, entre outros.
A obra não será comercializada, representando uma das mais significativas histórias de gastronomia, empreendedorismo e trabalho em família já testemunhadas em Mato Grosso. Para o presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, apoiar a publicação e homenagear uma história tão importante para a cultura regional é um gesto admirável.
“Há três décadas, Leila Malouf lidera o buffet e o grupo que levam seu nome e assinatura. Sua trajetória não apenas influenciou os paladares locais, mas também elevou nossa culinária a patamares internacionais”, observa.
A ‘Cozinha é Minha Vida’ é uma celebração da vida, da gastronomia, das receitas de sucesso e da riqueza cultural mato-grossense. “Quando talento e paixão se encontram com trabalho e comprometimento, surgem histórias de sucesso que inspiram. É exatamente isso que encontramos na vida e na obra de Leila Malouf, uma referência na gastronomia nacional”, acrescenta Wenceslau Júnior.
A ideia de compilar as memórias e principais receitas de Leila em um livro surgiu em 2022 e foi idealizada pela Mercatto Comunicação. A empresa, responsável pelo design gráfico, textos e coordenação do projeto, contou com o apoio da Fecomércio-MT, do Senac-MT e da editora Entrelinhas, que cuidou da editoração do conteúdo.
Com suas memórias, receitas de sucesso e legado culinário registrados em 280 páginas, Leila Malouf fala sobre seus planos futuros: “Dizem que já realizei muito, mas ainda quero inaugurar novos capítulos na minha vida. Um deles é este livro. São quase três centenas de páginas que revelam minha trajetória, oferecendo aos leitores não apenas os segredos de minha carreira, mas também a chance de experimentar alguns dos sabores que criei e aperfeiçoei ao longo dos anos. Se há algo que está no meu coração, é a vontade de nunca parar, e passei isso para meus filhos, que hoje estão à frente do negócio, sempre buscando ir mais longe”.
O lançamento ocorrerá no Espaço Reali do Buffet Leila Malouf, uma referência em gastronomia em Mato Grosso, fundado pela banqueteira. A empresa opera em um complexo de eventos com seis espaços, situados em uma área de 90 mil m², e em breve inaugurará um novo ambiente, com capacidade para 2,5 mil pessoas, com entrega prevista para junho de 2025.
Serviço
 
Evento: Lançamento do livro A Cozinha é Minha Vida e comemoração dos 30 anos do Buffet Leila Malouf
Data: 3 de setembro (terça-feira)
Horário: 18h
Por Assessoria de Imprensa/Senac-MT (Sistema Comércio de Mato Grosso)
Contato: Maicon Oliveira
Telefone (65) 9 9286-9747 & WhatsApp(65) 9 9909-8332
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governos de MT e Federal realizarão esforço concentrado nas áreas de maior risco de incêndio
Propaganda

MATO GROSSO

Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

Publicados

em

Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).

O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior ­- índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).

A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.

No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.

Leia Também:  Primeira-dama de MT é reconhecida como madrinha do Lar dos Idosos de Barra do Garças que atenderá 80 pessoas

A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.

Dificuldades

As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.

As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).

Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.

Leia Também:  VÍDEO: Prefeito de Cuiabá visita obra de construção da "Estação de Energia Solar" construída pelo Shopping Popular de Cuiabá, que está 70% pronta

Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.

“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.

Dados da pesquisa

O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA