Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

“Loira da Federal”: Devido transtornos psicológicos, Justiça pede a retirada da tornozeleira de jornalista

Publicados

MATO GROSSO

Nildes de Souza de 37 anos que ficou conhecida como a “Loira da Federal”, recebeu diretamente da Divisão de Psicossocial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), um laudo indicando que ela passa por sofrimento psíquico após o episódio com o policial militar na Praça Popular, em Cuiabá. Onde em uma discussão, a jornalista jogou um copo de cerveja no rosto do PM e logo em seguida foi detida e conduzida para a delegacia.

Após o ocorrido do dia 11 de outubro, foi constatado que Nildes teria agido de tal forma em defesa da ex-esposa do militar, amiga íntima que estaria sendo ameaçada por ele. Dias depois a ex-esposa realizou um boletim de ocorrência contra o PM, confirmando todos os fatos da jornalista.

Nildes se tornou alvo de memes, piadas e notícia quando se tocava no nome dela, as redes sociais fizeram-a se tornar o alvo principal nos últimos dias. Todos os ataques e mensagens foram apresentados mostrando o motivo de tanta frustração emocional desde então.

Leia Também:  Programa SER Família Solidário beneficiou mais de 300 mil famílias em 2023

Retirada da tornozeleira:

O psicólogo Rafael Pinheiro Busatto e a assistente social Claudia Inez Galdino assinaram o laudo permitindo a retirada da tornozeleira. A Justiça informou que realizou uma análise e a atitude será feita para não prejudicá-la social e emocionalmente.

A mulher que teria que usar por 90 dias a tornozeleira desde o ocorrido do dia 11 de outubro também constou no laudo em depoimento que pretende ter uma vida nova, que quer se mudar para Cuiabá e começar “tudo do zero” com a sua tia Geralda e da irmã Lívia.

“Nildes se encontra neste contexto fragilizado e com grande potencial estressor, esta equipe sugere que ela faça um acompanhamento em um aparato institucional oficial da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), como rege a lei Nº10.216/2001, como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), dentro da linha de ação em saúde mental, para que seja acompanhada por uma equipe multiprofissional e que possa, com autonomia, desenvolver juntamente com a equipe um Projeto Terapêutico Singular que se identifique e se aproprie para que possa desenvolver tecnologias próprias para lidar com as suas questões considerando o seu quadro clínico e com esta manutenção, elaborar e assimilar as suas vivências de modo menos angustiante e logo, de modo mais saudável” diz trecho do documento.

Leia Também:  MPE aponta suposto desvio de recursos na reconstrução do ginásio Fiotão e em reforma de escolas em VG

Desde então, a jornalista passará a ter acompanhamento psicoterapêutico, pela equipe multidisciplinar, formada por psiquiátrico e de outros profissionais disponíveis e que julgarem necessários.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Motorista suspeito de atropelar crianças é preso em flagrante pela Polícia Militar

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA