MATO GROSSO
Marcus Brito homenageia mãe do vereador Rogério Varanda com nome de Rua na Cohab São Gonçalo em Cuiabá
MATO GROSSO
O Plenário da Câmara de Vereadores de Cuiabá aprovou Projeto de Lei apresentado pelo vereador Marcus Brito Junior que nomeia a rua “Um” do bairro Cohab São Gonçalo como “Rua Iva Candida Varanda”, a homenageada é mãe do vereador Rogério Varanda (MDB).
Dona Iva foi uma das primeiras moradoras do bairro e residiu na Cohab São Gonçalo até o último dia de vida, em 21 de março de 1983. Funcionária da antiga Sanemat, Iva recebeu uma pequena herança do pai e formou um loteamento que foi batizado com o sobrenome dele.
O vereador Rogério Varanda foi pego de surpresa ao ler a pauta do dia, onde constava o PL de indicação do colega parlamentar. “Quando eu vi o nome da minha mãe, eu não acreditei, li de novo, e aí não deu outra, foi só choro. Um choro de emoção de gratidão, pois minha mãe foi uma guerreira, cuidou dos filhos e amava aquele lugar, como eu também amo, e tenho orgulho em dizer que vivi os melhores anos da minha vida lá. Agradeço de coração ao vereador Marcus Brito, por conceder a nossa família, que minha mãe seja para sempre lembrada em um bairro que ela também tanto amou,” explicou Varanda.
“É uma satisfação fazer parte desse momento, dessa homenagem. Um privilégio poder homenagear uma mulher guerreira, especial, que cuidou com tanto carinho dos filhos, foi exemplo de profissional e querida por todos. Nada mais justo de que ela seja lembrada no bairro que viveu por tantos anos e que amava tanto”, disse Marcus Brito Júnior.
Histórico:
Iva Candida Varanda, nasceu em Poxoréu-MT, filha de Antonio Candido da Silva e Maria Pereira do Lago, casou-se muito cedo aos 14 anos e ficou viúva muito jovem aos 21 anos. Na época com 5 filhos menores, sem nenhuma qualificação profissional. Como mulher lutadora que era, com a força de seus braços buscou o sustento da família, lavando roupas e fazendo salgados para festas sob encomenda.
Conseguiu através de uma grande amiga trabalhar no cartório do 1º Ofício da Tabeliã Elza Fernandes Silva, quando ao mesmo tempo voltou a estudar na escola 7 de Setembro juntamente com o hoje Desembargador Dr. Juvenal Pereira da Silva, que frequentava a sua casa em trabalhos escolares. Deixou a cidade de Poxoréu e mudou-se para Cuiabá em busca de melhor qualidade de vida aos seus filhos. Fundou um Pensionato a Rua Antonio Maria, 178, de 1977 a 1978, em seguida conseguiu trabalhar na SANEMAT e foi agraciada com uma casa na Cohab São Gonçalo, sendo uma das primeiras moradoras, e lá ficou até o seu último dia de vida em 21/03/1983.
Quando ainda funcionária da Sanemat, recebeu uma pequena herança do pai e formou um Loteamento com o sobrenome dele. Ao mesmo tempo com uma genial ideia, e pensando no desenvolvimento da querida Poxoréu, fundou o Posto Brilhante, na Rodovia MT-130 no perímetro urbano da cidade com a ajuda dos Deputados Federais Júlio José de Campos e Afro Stefani (saudoso). Após a inauguração do estabelecimento Comercial em um fatídico acidente na Rodovia – 364 faleceu, aos 39 anos deixando 7 filhos biológicos e 2 adotivos, 3 pequenos, entre ele Rogério Varanda. Uma data que jamais será esquecida por seus entes queridos e amigos.
Da Assessoria


MATO GROSSO
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras

O Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) está reforçando as orientações sobre a nova forma de identificação das Unidades Consumidoras (UCs), implantada recentemente pelas distribuidoras em diversas regiões do país. A atualização tem como objetivo padronizar os cadastros, aumentar a precisão nos atendimentos e aprimorar o controle das informações no setor elétrico.
A mudança foi determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), como parte de um processo mais amplo de modernização dos serviços de distribuição e digitalização do relacionamento com o consumidor. Uma das medidas adotadas pelo conselho é entrega de folder informativo com as orientações sobre a mudança. O prazo de conclusão para a padronização é 31 de dezembro.
Essa padronização traz benefícios diretos para os clientes e para o setor como um todo. Entre eles, está a melhoria no processo de cadastramento no CadÚnico – Cadastro Único, feito pelas prefeituras municipais, para que famílias de baixa renda possam receber o benefício da Tarifa Social. Além disso, a atualização simplifica os atendimentos ao cliente e agiliza a resolução de demandas relacionadas ao fornecimento de energia
O que muda?
O código da sua Unidade Consumidora (UC), que aparece na fatura de energia, passará a ter 15 dígitos, estruturados da seguinte forma:
10 primeiros: número sequencial da distribuidora
3 seguintes: identificação da distribuidora, definida pela ANEEL
2 finais: dígitos verificadores para conferir se o número está correto
O novo número de identificação será exibido nas faturas a partir de 01/12/2025 e a atualização será feita de forma automática, sem necessidade de qualquer ação por parte dos clientes da Energisa.
Segundo o vice-presidente do CONCEEL-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a nova identificação representa um avanço na modernização do setor. “Estamos em um momento em que a digitalização e a segurança dos dados são essenciais. A padronização das UCs contribui para reduzir erros, garantir mais agilidade no atendimento e proporcionar uma melhor experiência para o consumidor”, afirmou.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.