MATO GROSSO
Mauro Carvalho diz que debate sobre a Prefeitura de Cuiabá será iniciado depois de julho
MATO GROSSO
O secretário-chefe da Casa Civil do Estado e braço direito do governador Mauro Mendes, Mauro Carvalho afirmou que o União Brasil irá iniciar o debate sobre as eleições municipais de 2024 somente a partir do 2º semestre deste ano. O principal anseio do grupo é reconquistar o comando da Prefeitura de Cuiabá, mas de acordo com Carvalho, a discussão também irá englobar a gestão de outros municípios.
“Com certeza no 2º semestre desse ano, junto com o grupo político que apoiou o governador em 2018 e em 2022, nós teremos uma reunião para discutir todos os nomes possíveis disputando não só a Prefeitura de Cuiabá, mas também de outros municípios do Estado”, disse o secretário.
Mauro Mendes, todavia, quer se manter distante do assunto. Nesta quinta-feira (2), o governador reclamou das articulações que já estão acontecendo e disse que só irá tratar de política eleitoral em ano de eleição.
Nos bastidores, porém, a movimentação em torno do pleito de 2024 já é intenso. Diversos grupos políticos já sinalizaram o interesse em lançar candidatura própria em Cuiabá, mas a discussão deverá estar centralizada entre o grupo comandado pelo chefe do Paiaguás e o do atual prefeito, Emanuel Pinheiro (MDB), que além de querer fazer seu sucessor é desafeto número um de Mauro e, portanto, teme perder o domínio político sobre a Prefeitura.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (UNIÃO), já trabalha sua candidatura. Neste momento, tenta garantir espaço como o candidato do União, mas já teria escutado do governador que ele não é o preferido do grupo.
No grupo de esquerda, a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), também já adiantou as discussões. A corrente majoritária do PT aposta em Rosa Neide, que será a vice-presidente da Conab e conta com bom trânsito com o presidente Lula.
A petista terá que buscar apoio dos grupos menores da sigla, que apostam em nomes como do deputado estadual Lúdio Cabral, que já disputou a prefeitura em 2012. Além disso, o PV deve apostar em Stopa, que já está no Executivo municipal e tem grande força nos bairros.
Há ainda a relação construída com o PSD, de Carlos Fávaro, na eleição do ano passado. A sigla, inclusive, convidou Botelho para se filiar e disputar a Prefeitura de Cuiabá pelo partido.
OLHAR DIRETO
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.