MATO GROSSO
Mauro entrega E.E Assembleia de Deus em ato com deputados e senadores
MATO GROSSO
O governador Mauro Mendes União Brasil e a primeira-dama Virginia Mendes, inauguraram nesta sexta (24) o novo prédio da Escola Estadual Evangélica Assembleia de Deus, em Barra do Bugres, que irá atender cerca de 1,3 mil alunos da rede estadual de ensino.
O nome da escola tem causado polêmica e a inauguração chegou a ser tratada como “enterro do estado laico” nas redes sociais. No entanto, o Governo do Estado esclarece que a instituição existe há 36 anos, idealizada pelo pastor Walter dos Santos, que sempre teve uma visão inovadora da educação como objeto de desenvolvimento humano. Por isso, afirma que o nome Escola Evangélica Assembleia de Deus foi mantido por respeito a história da própria unidade de ensino e da comunidade local.
Apesar da polêmica sobre o nome, Mauro Mendes mostrou força política. Estiveram presentes na solenidade os senadores Jayme Campos (União Brasil), Wellington Fagundes (PL) e Margareth Buzetti (PP), os deputados estaduais Beto Dois a Um (PSB0, Paulo Araújo (PP) e Doutor João (MDB), os secretários de Estado Mauro Carvalho (Casa Civil), Laice Souza (Comunicação), Alan Porto (Educação), o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes, e prefeitos da região.
RD NEWS
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.