Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Mesa Diretora aceita pedido de Juca do Guaraná e AL terá Sala de Amamentação

Publicados

MATO GROSSO

Ednei Rosa/Assessoria

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa acatou a indicação apresentada pelo deputado Juca do Guaraná (MDB) a presidência em que pede a criação de um espaço para que as mulheres lactantes possam amamentar seus filhos.

A ideia é que seja instalado uma área semelhante a Sala de Amamentação Ernestina Ferreira Nascimento que foi implementada na Câmara de Cuiabá no ano passado, durante a gestão de Juca na presidência.

Na tribuna, o deputado comentou que a Assembleia tem um espaço dedicado para atender a população que vai em busca de serviços, no entanto, não há um lugar reservado e tranquilo para que as mulheres possam amamentar seus filhos.

“Enquanto presidente da Casa do povo cuiabano, a Câmara Municipal de Cuiabá, nós tivemos a oportunidade de ser a segunda Câmara do país a ter um espaço para mulheres, uma sala de amamentação e um fraldário. Nós inauguramos e entregamos e aqui eu vejo o Espaço Cidadania desta Casa que por sinal funciona muito bem, mas falta isso”, destacou.

Juca apresentou um vídeo com depoimentos de servidoras e cuiabanas que elogiaram a iniciativa. No espaço instalado na Câmara, a sala é um local tranquilo, silencioso e equipado com ar condicionado, poltronas, frigobar e outros objetos para garantir que a amamentação seja um momento especial e seguro para as mães e seus bebês.

Leia Também:  PM prende homem em flagrante por violência doméstica e maus-tratos a animais

O deputado ainda destacou que a iniciativa recebeu recentemente certificado do Ministério da Saúde.

A proposta foi elogiada pelo deputado Wilson Santos (PSD), que estava presidindo a sessão. Ele comunicou que na reforma que será feita na sede da Assembleia será criado um espaço reservado para amamentação e fraldários.

“Parabéns, deputado Juca do Guaraná! Vossa Excelência chega aqui com o pé direito”, ressaltou.

Com a resposta, Juca disse que vai acompanhar de perto a reforma

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Mato Grosso exporta 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países no primeiro semestre

Publicados

em

Mato Grosso exportou, de janeiro a junho de 2025, 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países. Em comparação com o primeiro semestre de 2024, houve um crescimento de 5,7% nas exportações da proteína, que somaram 348,8 mil toneladas no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

“Vivemos um momento histórico, com o reconhecimento crescente da cadeia produtiva mato-grossense em qualidade e sustentabilidade. Essa combinação tem gerado confiança nos compradores internacionais e alimentado um otimismo real para batermos recordes ao longo de 2025”, afirma o diretor de Projetos do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Bruno de Jesus Andrade.

Entre os fatores que contribuíram para esse aumento está a ampliação dos mercados de destino, que passaram de 74 em 2024 para 77 em 2025. Entre os países que adquiriram a carne mato-grossense neste ano estão Chile, Rússia, Egito, Filipinas, Arábia Saudita, México, Itália, Espanha, Israel, Líbano, Holanda, Albânia e Turquia.

Leia Também:  MT Hemocentro convoca doadores de sangue para repor estoque; unidade abrirá neste sábado (24)

A China continua sendo o principal destino da carne bovina do estado, tendo importado 182,7 mil toneladas, o que representa 49,5% do total. Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar, com 26,5 mil toneladas, o equivalente a 7,2% das exportações mato-grossenses de carne bovina em 2025.

A carne bovina produzida em Mato Grosso também está mais valorizada no mercado internacional, com aumento no preço pago por tonelada. No primeiro semestre de 2024, o valor médio era de US$ 4,5 mil, subindo para US$ 5,1 mil neste ano.

“A carne bovina segue como a principal proteína animal exportada pelo estado, o que comprova a força da nossa pecuária. Continuaremos trabalhando para a ampliação de novos mercados, especialmente no Leste Asiático e na União Europeia, onde temos boas perspectivas de expansão em médio prazo”, avalia o diretor de Projetos do Imac.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA