Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Mesários e colaboradores terão passe livre em Várzea Grande

Publicados

MATO GROSSO

Mesários e colaboradores voluntários que atuarão nos colégios eleitorais de Várzea Grande, durante o primeiro turno das eleições [no próximo dia 02 de outubro], terão passe livre no transporte público. A gratuidade será possível após parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) e a Prefeitura de Várzea Grande – por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social.

De acordo com o TRE-MT, foram distribuídos nesta quarta-feira (28.09) 2.740 cartões do transporte coletivo com créditos suficientes para arcar com os custos do deslocamento dos trechos de ida e volta. A entrega foi feita durante a última reunião preparatória do Gabinete de Gestão Integrada (GGI).

O presidente da Corte Eleitoral, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, disse que a parceria com a Prefeitura de Várzea Grande é muito importante e demonstra a preocupação e o reconhecimento da Justiça Eleitoral e do município com o trabalho dos mesários e colaboradores que atuarão no dia da eleição.

“Esta parceria é muito importante e demonstra a preocupação e o reconhecimento do Tribunal e da Secretaria do município com o trabalho dos mesários e colaboradores que atuarão no dia da eleição, pois eles são fundamentais para a realização deste grande ato em prol da democracia”, disse o magistrado.

Leia Também:  PM frustra tentativa de furto em relojoaria e prende dois homens em flagrante

A cooperação entre o TRE-MT e a Prefeitura Municipal também resultou na manutenção da frota de ônibus utilizada de segunda a sexta-feira em Várzea Grande, além da circulação do transporte coletivo a partir das 05 horas. A medida foi solicitada porque em Mato Grosso a eleição começará às 07 horas e é necessário que os mesários e colaboradores cheguem às 06 horas aos locais de votação, para os procedimentos preparatórios.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Polícia Civil e MPE deflagram operação para cumprimento de 115 mandados contra PMs investigados por homicídios

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA