Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Mixto faz busca por troféus sumidos, 46 foram resgatados, mas apenas 2 do profissional

Publicados

MATO GROSSO

O Mixto faz uma força-tarefa para recuperar seus troféus. Objetivo é montar uma galeria histórica, que reúna também camisetas e outros objetos que contam a trajetória do clube. 

 

Desde a gestão do presidente Vinicius Falcão essa é uma preocupação do Alvinegro. Um museu chegou a ser organizado pela AMECO, na antiga loja do Mixto. O pesquisador e hoje colaborador do clube, Sérgio Santos, chegou a ser nomeado curador do Mixto com a função de ajudar a fazer esse resgate. 

O clube já recuperou 46 troféus, que estão guardados no escritório do Mixto, localizado em uma sala na Rádio Cultura FM, na Rua Joaquim Murtinho, nº 1456 — próximo ao Dutrinha. Já as camisetas históricas estão enquadradas e expostas no CT Ranulpho, no Pedra 90.

Dos 46 troféus, a maioria é de conquistas nos esportes amadores, como futsal, futebol feminino e competições de base — que estavam guardados na antiga sede da AMECO. A missão de resgate da memória do Mixto não será fácil. A maioria dos troféus do futebol profissional estão sumidos!

Leia Também:  Usuários contestam "frota 100% climatizada" e detonam ônibus

Dos títulos profissionais, apenas os troféus da Copa FMF 2018 e Mato-grossense Segunda Divisão 2022 estão de posse do Mixto. Relíquias como o troféu de Campeão do Centro Oeste e os dois tetra-campeonatos estão desaparecidos. 

Nesta semana, o gestor e investidor Dorileo Leal realizou um apelo: “procura-se os troféus conquistados pelo Mixto. Quem souber onde encontrá-los, entre em contato. São símbolos das conquistas do time do povo”.

Os troféus representam uma história, registram a memória de momentos gloriosos, lembrou Dorileo anunciando a busca pelas relíquias sumidas. 

 

— A luta é recuperar a história do Mixto. Chegamos e não encontramos um troféu sequer das conquistas históricas do clube.  Todos os troféus desapareceram literalmente. Ninguém sabia dizer onde encontrar. Passamos a procurar. Queremos ter no CT um espaço que será o Museu do Mixto. Uma história belíssima não pode ser perdida, esquecida. Onde estão os troféus, símbolos das maiores conquistas do Mixto? Com quem está ou estão? O maior campeão de Mato Grosso precisa ter sua história preservada e recuperada.

 

Leia Também:  Sesc Cáceres oferece curso gratuito de crochê a partir desta segunda (14)

Antero Paes de Barros, também gestor e investidor do Mixto, e o conselheiro Arley Carlos, estudam encomendar réplicas dos troféus históricos, como a conquista do Centro Oeste de 1976. Porém, o obstáculo é a falta de registros como medidas e fotografias para o trabalho de restauração. 

Quem souber do paradeiro de algum troféu ou objeto histórico do Mixto, pode entregar na sala administrativa na Rádio Cultura ou entrar em contato com o curador Sérgio Santos. 

Fonte: MixtoNet

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Kickboxing: a arte marcial que transforma vidas e agora projeta Mato Grosso no cenário nacional

Publicados

em

Com técnica, disciplina e espetáculo, o kickboxing está conquistando cada vez mais espaço entre as artes marciais no Brasil. E agora é a vez de Mato Grosso se tornar protagonista nessa história. No dia 30 de agosto, Cuiabá sediará pela primeira vez um evento 100% profissional da modalidade: o MT Warriors Championship, com apoio do Governo do Estado.

A competição será realizada no Palácio das Artes Marciais Iusso Sinohara, ao lado da Arena Pantanal, com entrada gratuita e uma estrutura de padrão internacional. O evento reunirá 12 lutas profissionais, incluindo duas disputas de cinturão reconhecidas pelas principais entidades da modalidade no Brasil e no mundo: a CBKB PRO (Confederação Brasileira de Kickboxing Profissional) e a WAKO PRO (World Association of Kickboxing Organizations).

Mais do que um torneio, o MT Warriors representa um marco simbólico para o kickboxing em Mato Grosso. É o início de uma nova era para a modalidade no estado, que passa a integrar com força o cenário competitivo nacional. Os três atletas de melhor desempenho na noite conquistarão vaga direta no WGP, o maior campeonato de kickboxing da América Latina.

O que é o kickboxing?

O kickboxing é uma arte marcial moderna que combina técnicas do karatê, boxe, taekwondo, muay thai, resultando em um sistema de combate completo, dinâmico e altamente técnico. Nascido no Japão e nos Estados Unidos nas décadas de 1960 e 1970, o esporte rapidamente se difundiu pelo mundo, sendo hoje praticado em mais de 100 países.

Leia Também:  Casal é detido pela PM por homicídio em Matupá

Dentro do ringue, o kickboxing exige velocidade, precisão, equilíbrio, estratégia e resistência. Fora dele, oferece disciplina, autoconfiança, foco, respeito e domínio emocional — valores que fazem do esporte uma verdadeira escola de formação física e moral, especialmente para jovens.

“O kickboxing é muito mais do que uma luta. É uma ferramenta de transformação pessoal e social. Com ele, muitos jovens encontram propósito, autodisciplina e oportunidade de crescimento. Esse evento profissional é um divisor de águas para a modalidade em Mato Grosso”, afirma Mateus Wesley Nogueira Noya, presidente da Federação de Kickboxing do Estado de Mato Grosso (FKBEMT).

Esporte com apoio e reconhecimento

Com premiação recorde de R$ 50 mil, o MT Warriors Championship reforça o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento do esporte de alto rendimento em Mato Grosso. A competição será o maior evento da modalidade já realizado no estado, tanto em estrutura quanto em reconhecimento técnico.

Para o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, David Moura, o apoio do governo tem como objetivo democratizar o acesso ao esporte e dar visibilidade a talentos locais.

Leia Também:  VÍDEO: A ponte sobre o Rio Cuiabá, que fará a ligação com Várzea Grande, entre os bairros Parque Atalaia e Parque do Lago, está quase pronta. A inauguração deve acontecer no começo de 2024.

“Estamos investindo em estrutura, valorizando os atletas e fortalecendo diversas modalidades. O kickboxing está crescendo no Brasil e Mato Grosso agora faz parte desse movimento. O MT Warriors é o início de um novo ciclo, com mais oportunidades e visibilidade para nossos atletas.”

O evento também marca a reabertura do Palácio das Artes Marciais, que está sendo revitalizado pelo Governo do Estado. O espaço contará com ambiente climatizado, vestiários, arquibancadas, pórtico de entrada, paisagismo e iluminação moderna, reafirmando o compromisso com a qualidade e a segurança das práticas esportivas.

Mato Grosso no caminho da excelência

Além de atletas de Mato Grosso, o MT Warriors contará com competidores do Paraná, São Paulo, Rondônia e Campo Grande, fortalecendo o intercâmbio esportivo entre estados e posicionando Cuiabá como sede de grandes eventos de combate.

“Estamos saindo de um patamar amador para entrar de vez no cenário profissional. Esse evento mostra que é possível, com apoio institucional e dedicação, levar nossos atletas a outro nível”, conclui Mateus Noya.

A pesagem oficial dos atletas será realizada no dia anterior à competição, e a expectativa é de casa cheia, com mais de mil pessoas no Palácio das Artes.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA