MATO GROSSO
Moradores de Chapada dos Guimarães são atendidos em mutirão idealizado pela primeira-dama de MT
MATO GROSSO
O evento, que faz parte do Mês da Mulheres, tem o apoio da Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (Unaf), coordenada pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, e da Secretaria Municipal de Assistência Social de Poconé.
Kellen Aparecida Galvão, uma das trabalhadoras da Cooperativa de Materiais Recicláveis de Chapada dos Guimarães, agradeceu a presença do mutirão no município. Ela e outras 23 funcionárias foram aproveitar a oportunidade para obter serviços disponíveis.
“É muito importante essa ação acolhedora para todos nós. A Secretaria do município, junto com a Setasc, sempre estiveram presentes e nunca nos abandonaram. Todos já foram inseridos no Cadastro Único, por exemplo, e agora estamos aguardando o resultado do programa SER Família, que vai ajudar muito as nossas famílias “, disse Kellen.
O evento, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, contou com orientação do programa Ser Família sobre o recadastramento do Cadastro Único (CadÚnico); com a equipe da Tecnologia e Informação da Setasc, orientando sobre o uso do aplicativo MT Cidadão para emissão da Carteira de Identificação do Autista (CIA); do Procon, orientando sobre os direitos da mulher consumidora e provedora do lar; além dos técnicos do Ônibus Lilás que promoveram palestras e atendimento psicoassistencial individualizado, com o objetivo de prevenir a violência doméstica.
O município de Chapada dos Guimarães também ofertou diversos serviços, como aferição de pressão arterial, de glicemia; o projeto Cabide Solidário; oficina de arte terapia com plantas; doação de mudas de plantas e academia da saúde; massagem e acupuntura, realizados pela Secretaria Municipal de Saúde, além de brincadeiras para o lazer das crianças.
A secretária interina da Setasc, Grasielle Bugalho, agradeceu o apoio da prefeitura de Chapada de Guimarães, em especial os trabalhadores do Cras, das secretarias de Assistência Social e de Saúde, e da primeira-dama municipal. Bugalho agradeceu também aos servidores da Setasc e da Unaf, “sem os quais não seria possível concretizar essas ações”.
“Para nós é um orgulho e uma honra poder participar e proporcionar esses mutirões ao longo do mês de março. Mais uma ação de grande sucesso, idealizada pela primeira-dama Virginia Mendes. Além dos nossos serviços, agradeço a parceria de Chapada dos Guimarães, que está oferecendo vários serviços de saúde, estética, massagem, recreação com pula-pula e cachorro-quente para as crianças. Este é só o começo, porque os mutirões irão continuar no decorrer do ano, e atendendo todas as regiões de Mato Grosso”, pontuou.
Na oportunidade, a secretária Grasielle ressaltou a importância da parceria com o município, principalmente com os agentes de saúde e assistentes sociais que realizam as visitas domiciliares que possibilitam entender quais são as dificuldades da população.
“É um trabalho de suma importância, principalmente ao trazer informações locais, nos auxiliando em como podemos trabalhar juntos, para combater a violência contra a mulher no ambiente familiar ou em qualquer outro que ela estiver inserida. E essa é a nossa estratégia com o projeto do Ônibus Lilás, com um atendimento humanizado onde as mulheres se sintam acolhidas”, complementou a secretária.
Dona Luzia de Oliveira é aposentada e buscou o mutirão para atualizar o seu Cadastro Único, que possibilita a gratuidade em passagens intermunicipais.
“Como os meus médicos são em Cuiabá, preciso dessa gratuidade para que eu possa ir nas minhas consultas. Por isso, eu não perdi a oportunidade de vir no mutirão e atualizar o meu cadastro”, disse.
A primeira-dama de Chapada dos Guimarães, Helen Mello, comentou que durante a pandemia os laços com a gestão estadual foram estreitados pelo suporte que foi dado ao município em um momento que impactou a vida de todos.
“E nós ficamos muito felizes com essa integração do governo estadual com a administração municipal, porque a finalidade é atender aqueles que precisam. Esse é o nosso objetivo, a nossa missão de atender as pessoas com carinho, com dedicação, com amor, e a nossa primeira-dama do Estado tem essa sensibilidade com as pessoas. E isso tem proporcionado várias ações para atendimento a toda população, como este mutirão”, destacou a primeira-dama Helen Mello.
Kelly Cristina da Silva Melo foi ao mutirão acompanhada da sua bebê para retirar a segunda via de documentos. “Eu teria que ir para Cuiabá para fazer esses documentos. O mutirão foi uma benção porque é tudo gratuito e não preciso me deslocar para Cuiabá”, contou.
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura

A falta de mão de obra é um problema que atinge diversas cadeias do setor produtivo, na suinocultura não é diferente, e a escassez de mão de obra e a alta rotatividade de colaboradores afetam diretamente a produtividade e o custo de produção em uma granja. Com a relevância do tema, o médico-veterinário, especialista em Liderança, Engajamento e Produtividade na Suinocultura, Leandro Trindade, apontou os principais desafios e oportunidades para atrair e reter talentos durante o 4º Simpósio da Suinocultura de Mato Grosso.
De acordo com levantamento realizado pela Metodologia Boas Práticas de Liderança (BPL), idealizado por Trindade, a rotatividade dentro das granjas, fenômeno cada vez mais constante, tem elevado os custos da atividade. “O impacto no negócio é direto, e o custo pela substituição de um colaborador pode chegar a 300% do salário anual dele. A repetição de processos, o tempo gasto com treinamento, instabilidade e queda de produtividade são reflexos dessa constante troca de funcionários”, explicou.
Ainda segundo o levantamento, realizado entre 2012 e 2025 em entrevistas nas granjas, a remuneração inadequada não é um dos principais fatores para a falta de engajamento dos colaboradores.
“Chefe ruim (87%), falta de reconhecimento (78%), condições de trabalho (61%), comunicação ineficaz (58%) e só então remuneração inadequada (39%) montam o ranking de principais causas de afastamento dos colaboradores das granjas. Isso mostra a importância de escolher um líder capacitado para lidar com equipes”, pontuou.
Trindade completa que atualmente o ambiente de trabalho tem maior peso na escolha do colaborador do que o salário. “Clima respeitoso, oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, jornada de trabalho que permita cuidar da vida pessoal, infraestrutura e reconhecimento do valor do trabalho são pontos que precisam ser trabalhados e colocados como prioridade para conseguir incentivar e engajar um colaborador”.
O vice-presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e suinocultor, Moisés Sachetti, a pauta abordada durante o evento foi muito bem recebida pelos participantes, visto que é um problema recorrente no setor produtivo.
“É um problema enfrentado não só aqui em Mato Grosso, mas no Brasil. É um problema crescente no agronegócio brasileiro, afetando a produção e a eficiência do setor. Este fenômeno é resultado de uma combinação de fatores, como a falta de qualificação da mão de obra disponível, condições de trabalho no e até mesmo de gestão de pessoas”, afirmou Sachetti ao reforçar que é preciso atenção para evitar que o problema se agrave e acabe comprometendo a produção do setor produtivo.
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Kickboxing: a arte marcial que transforma vidas e agora projeta Mato Grosso no cenário nacional
-
MATO GROSSO13 horas atrás
“Churrasco da Construção” une setor de materiais e atrai mais de 600 participantes em Várzea Grande
-
MATO GROSSO15 horas atrás
Condomínio residencial clube ganha destaque em meio à valorização do mercado imobiliário em Cuiabá
-
MATO GROSSO11 horas atrás
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura