Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Mostra do Dia Internacional da Dança será neste fim de semana em Cuiabá

Publicados

MATO GROSSO

A 5ª Mostra DID – Dia Internacional da Dança será realizada neste fim de semana, em Cuiabá, trazendo espetáculos de diferentes estilos, como ballet, jazz, sapateado, danças urbanas e contemporâneas. O evento é realizado com o apoio do Governo de Mato Grosso, e as apresentações serão no Teatro Zulmira Canavarros, nos dias 28 e 29 de junho, a partir das 20h.

Os ingressos já estão disponíveis para retirada antecipada na internet. A entrada requer também a doação de um brinquedo novo. Ao fim, os produtos recebidos serão doados a instituições que atendem crianças.

Ao todo, serão 50 apresentações, reunindo 240 dançarinos e artistas de escolas, grupos e companhias de dança de Mato Grosso. O espetáculo de abertura será ‘Periféricos’, do Espaço Roda – Arte e Expressão. A apresentação de dança contemporânea propõe uma reflexão sobre os múltiplos significados da periferia, incluindo localização, vivências e os limites entre os corpos e espaços sociais.

Além da programação artística, a Mostra traz uma agenda técnica, com capacitações voltada a estudantes e profissionais da dança, além dos artistas que participam do evento. As atividades serão conduzidas por profissionais com reconhecimento internacional, como Janaína Castro, que atuou no Ballet Nacional Chileno, e o professor Frederico Godoy, que participou do Ballet Nacional de Sodre, de Montevidéu, no Uruguai. As inscrições estão sendo feitas pela internet.

Leia Também:  VÍDEO: A importância da creche pública na vida das mães que precisam trabalhar.

A Mostra DID nasceu em 2018, inicialmente em comemoração ao Dia Internacional da Dança, celebrado no dia 29 de abril. Criada para trazer aos palcos trabalhos coreográficos realizados por artistas mato-grossenses, o evento tem se consolidado como um espaço de valorização da dança e dos profissionais, além de levar cultura ao público. “Estamos em nossa quinta edição, expandindo nossos horizontes e proporcionando mais visibilidade à produção artística da dança em Cuiabá”, destaca o criador do evento Rafael Cerigato.

A ‘5ª Mostra DID – Dia Internacional da Dança’ é uma realização do Espaço Roda – Arte e Expressão e do Movimento Vambora, e conta com o patrocínio do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Outras instituições que apoiam o evento são a Assembleia Legislativa e Sebrae.

Serviço | 5ª Mostra DID – Dia Internacional da Dança
Data: 28 e 29 de junho, às 20h
Local: Teatro Zulmira Canavarros, Av. André Maggi – Centro Político Administrativo, Cuiabá – MT
Ingressos: Link AQUI
Inscrições para os cursos: Link AQUI
Mais informações: site (https://didcuiaba.wixsite.com/didcuiaba) e Instagram @didcuiaba

Leia Também:  Desconto no IPVA foi creditado para mais de 21 mil motoristas em 2022

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Programação cultural da Secel terá espetáculo nacional e começa nesta sexta-feira (25)

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA