MATO GROSSO
MPF investiga danos ambientais causados por garimpo ilegal no interior de Mato Grosso
MATO GROSSO
Por meio de portaria publicada no Diário do Ministério Público Federal (MPF) na sexta-feira (13), o procurador da República Guilherme Fernandes Ferreira Tavares instaurou um inquérito civil para apurar os danos ambientais causados pela exploração irregular de minério no município de Peixoto de Azevedo, localizado a 691 km ao norte da capital.
A região já foi alvo de diversas operações policiais contra a extração ilegal de minérios. Em 2020, por exemplo, a Operação Ouro Maculado apreendeu vários maquinários, armas de fogo e munições utilizadas em um garimpo ilegal de ouro no distrito de União do Norte. Em 2021, policiais ambientais fecharam um garimpo ilegal no município, prendendo um homem e apreendendo 8 armas de fogo, 151 munições e diversas máquinas.
Em março deste ano, a Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) e a Polícia Federal concluíram a Operação Flumen, que combateu a extração ilegal de ouro em Peixoto de Azevedo. Durante a operação, 8 balsas de extração de minério foram inutilizadas com explosivos, e duas pessoas foram identificadas e serão responsabilizadas por crimes ambientais, com multas iniciais de R$ 100 mil.
Na portaria publicada na sexta-feira (13), o procurador destacou que a Constituição Federal determina a responsabilização dos infratores, sejam pessoas físicas ou jurídicas, por condutas e atividades que causem danos ao meio ambiente, de forma independente nas esferas administrativa, civil e criminal.
“Resolve instaurar Inquérito Civil no âmbito da 4ª Câmara de Coordenação e Revisão com o objeto: ‘(…) Apurar possíveis danos ambientais ocorridos em razão de atividade de exploração de minério de forma irregular no Lote nº 362, (…) de Peixoto de Azevedo/MT, praticados, em tese, pela empresa F.G.M. S/A”.


MATO GROSSO
“Appassionata” – Opus Quattro celebra os temas do amor em concerto na Casa do Parque

Na sexta-feira, 12 de setembro, às 20h, a Casa do Parque apresenta o concerto “Appassionata”, um espetáculo inédito com direção artística de Oliver Yatsugafu. A noite será conduzida pelo quarteto de cordas Opus Quattro, formado por Carol Kelli (violino I), Mathias Santos (violino II), Diego Lopes (viola) e Thieres Brandini (violoncelo).
Com um repertório que transita entre o erudito e o popular, do nacional ao internacional, o espetáculo dedica-se aos temas do amor em suas múltiplas expressões. Obras intensas e sofisticadas se entrelaçam em interpretações de alta qualidade, criando uma experiência musical inesquecível para o público.
Mais do que um concerto, “Appassionata” reafirma a vocação da Casa do Parque como palco de encontros artísticos de excelência, unindo música, convivência e gastronomia em um ambiente intimista e acolhedor.
Durante o evento, o bistrô da Casa estará aberto com consumo à la carte, complementando a atmosfera de sofisticação que caracteriza a programação do espaço cultural.
Serviço
Appassionata – Opus Quattro
Data: 12 de setembro (sexta-feira), às 20h
Local: Casa do Parque – Cuiabá/MT
Ingressos: R$ 55 por pessoa
Consumo: à la carte no bistrô
Reservas: (65) 98116-8083
Lugares limitados
-
MATO GROSSO7 dias atrás
Ana Flávia, de Vila Bela da Santíssima Trindade, integra chapa de Kássio Coelho na UCMMAT e propõe a implantação da UCMMAT Mulher
-
MATO GROSSO7 dias atrás
Empresários de Mato Grosso exploram tendências do mercado da beleza em São Paulo
-
MATO GROSSO7 dias atrás
Congresso debate Recuperação e Reestruturação de Empresas do Agronegócio
-
MATO GROSSO7 dias atrás
MT Warriors divulga card completo com 12 lutas 100% profissionais e disputa de cinturão
-
MATO GROSSO5 dias atrás
“Appassionata” – Opus Quattro celebra os temas do amor em concerto na Casa do Parque
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Com tecnologia de ponta, H.Bento realizou mais de 70 mil atendimentos ortopédicos em 4 anos