MATO GROSSO
MT Hemocentro divulga calendário de coletas de sangue para o mês de maio
MATO GROSSO
As iniciativas, realizadas por meio dos programas “MT Hemocentro Itinerante”, “Ir Para Incluir” e “Multiação”, contam com a colaboração de diversos parceiros e buscam facilitar a doação de sangue, alcançando diferentes públicos.
A diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, ressalta a importância dessas campanhas e da unidade móvel. Segundo ela, essas ações não apenas reforçam o trabalho incansável da equipe, mas também incentivam a solidariedade de novos doadores.
“Além da nossa sede, onde os atendimentos não param, nós realizamos campanhas em cidades estratégicas do interior e com empresas e instituições privadas e públicas para conseguir realizar as coletas e suprir a manutenção do estoque de sangue. Essas ações são extremamente importantes, pois aproximam o MT Hemocentro da população e demais unidades da Hemorrede”, pontua.
Confira abaixo a lista de locais e datas das ações do banco de sangue:
- Mulheres Conectadas, Shopping Pantanal: 02 a 03 de maio (coleta externa);
- Igreja da Lagoinha: 03 de maio (coleta externa);
- Município de Comodoro: 06 a 10 de maio (projeto Ir para Incluir);
- TV Centro América: 06 a 10 de maio (coleta interna);
- Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso: 07 a 08 de maio (coleta externa);
- Assembleia de Greve Solidária da Universidade Federal de Mato Grosso: 09 de maio (coleta externa);
- Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso: 10 de maio (coleta externa);
- Trote Solidário da Universidade Federal de Mato Grosso: 13 de maio (coleta externa);
- Município de Diamantino: 13 a 17 de maio (MT Hemocentro Itinerante);
- Câmara Municipal de Cuiabá: 15 e 16 de maio (coleta externa);
- Lapsico Pela Vida, Faculdade Invest: 14 a 17 de maio (campanha interna);
- Multiação São João DelRei: 18 de maio;
- Município de São José do Rio Claro: 20 a 24 de maio (MT Hemocentro Itinerante);
- Semana da Conscientização de Medula Óssea: 20 a 24 de maio;
- IFMT Cuiabá: 20 a 24 de maio (coleta externa);
- Condomínio Alphaville I: 28 de maio (coleta externa);
- Empresa Evermax: 29 de maio (coleta externa).
O Ministério da Saúde orienta que os doadores apresentem um documento oficial com foto, pesem mais de 51 kg, estejam em bom estado de saúde e tenham feito uma refeição equilibrada. A faixa etária para doação é dos 16 aos 69 anos, 11 meses e 29 dias.
Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo de dois meses entre as doações; já as mulheres são limitadas a três doações anuais, respeitando o intervalo de três meses.
São coletados até 450 ml de sangue por sessão e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.
Serviço
Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, basta acessar o Sistema de Agendamento do MT Hemocentro neste link. O voluntário também pode agendar as doações pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem) ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 211 e 221.
O banco de sangue funciona regularmente de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e fornece o atestado de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, a unidade fornece um comprovante de comparecimento para justificar a falta no trabalho.
No interior do Estado, as doações podem ser feitas nas Unidades de Coleta e Transfusão, localizadas nos seguintes municípios: Juína, Juara, Colíder, Alta Floresta, Cáceres, Primavera do Leste, Barra do Garças, Sinop, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Bugres e Sorriso.
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.