MATO GROSSO
MT integra delegação nacional que busca parcerias com a Itália em pesquisa, tecnologia e inovação
MATO GROSSO
Com o apoio da Embaixada do Brasil em Roma e do Programa Diplomacia da Inovação (PDI) do Itamaraty, a visita visa fortalecer os laços de colaboração entre entidades italianas e brasileiras em áreas estratégicas.
A intenção é aprimorar iniciativas de cooperação e gerar oportunidades entre entidades italianas e estados brasileiros por meio das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs). O foco está em áreas cruciais como desafios globais ligados ao clima, mudanças climáticas e eventos extremos, desenvolvimento sustentável, além da importância de investir conjuntamente em iniciativas colaborativas de pesquisa, tecnologia e inovação.
Na Itália, o CONFAP e suas fundações terão a oportunidade de interagir com uma variedade de entidades e parceiros italianos, incluindo o Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional (MAECI), o Ministério da Universidade e Pesquisa (MUR), a Organização Internacional Ítalo-Latino Americana (IILA), o Conselho Nacional de Pesquisa da Itália (CNR), o Conselho para Pesquisa Agrícola e Análise da Economia Agrária (CREA), a Agência Nacional para Novas Tecnologias, Energia e Desenvolvimento Econômico Sustentável (ENEA), universidades e centros de pesquisa.![]()
Delegação
A delegação brasileira é composta por líderes de diversas fundações de pesquisa, como da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS); Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT); Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB); Fundação Araucária (Paraná); Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) e Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.