Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

MTI divulga inscrições deferidas para processo seletivo; prazo de recurso acaba nesta terça

Publicados

MATO GROSSO

A MTI (Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação) publicou nesta segunda-feira (28.11) a lista das inscrições deferidas para o processo seletivo de jovem aprendiz para atuar, prioritariamente, na área administrativa da empresa. O prazo de recurso contra o indeferimento de inscrição encerra às 23h58 desta terça-feira (29). Confira a lista AQUI.

No processo seletivo, são ofertadas oito vagas para preenchimento imediato e 36 para o cadastro-reserva.  Ao todo, foram recebidas 627 inscrições.

De acordo com o cronograma previsto em edital, o resultado dos recursos contra o indeferimento das inscrições, assim como o resultado final das inscrições deferidas e locais da prova objetiva serão divulgados no dia 30 de novembro, no site da MTI. Os candidatos também receberão a informação no email informado na ficha de inscrição.

A prova contará com o total de 20 questões que abrangem as disciplinas de português, matemática e informática. Nessa fase serão selecionados os 8 candidatos que obtiverem as maiores notas, acima dos 50% de acerto das questões, obedecendo aos critérios de classificação, de cotas raciais e de pessoa com deficiência. 

Já a segunda fase será a entrevista com a comissão do processo seletivo, que ocorrerá entre os dias 12 e 16 de dezembro, na sede da MTI. A comissão avaliará o interesse do candidato no aprendizado profissional em ambiente empresarial, a aptidão para a execução de tarefas rotineiras e o comportamento psicossocial do candidato. Além disso, será analisada a frequência e o boletim escolar do candidato. 

Leia Também:  Mato Grosso quer ampliar áreas integradas de lavoura-pecuária-floresta para reduzir emissões de carbono

As entrevistas ocorrerão individualmente e o resultado final dos candidatos selecionados às vagas de contratação imediata e cadastrado reserva será divulgado em 19 de dezembro. A assinatura do contrato de aprendizagem, por sua vez, será realizada no dia 3 de janeiro. 

O contrato terá duração de 12 meses e os jovens contratados terão carga horária de 20 horas semanais, sendo dois dias de aulas teóricas do Programa de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e os outros três dias de atividades práticas na empresa.

Acesse aqui o edital.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura

Publicados

em

A falta de mão de obra é um problema que atinge diversas cadeias do setor produtivo, na suinocultura não é diferente, e a escassez de mão de obra e a alta rotatividade de colaboradores afetam diretamente a produtividade e o custo de produção em uma granja. Com a relevância do tema, o médico-veterinário, especialista em Liderança, Engajamento e Produtividade na Suinocultura, Leandro Trindade, apontou os principais desafios e oportunidades para atrair e reter talentos durante o 4º Simpósio da Suinocultura de Mato Grosso.

De acordo com levantamento realizado pela Metodologia Boas Práticas de Liderança (BPL), idealizado por Trindade, a rotatividade dentro das granjas, fenômeno cada vez mais constante, tem elevado os custos da atividade. “O impacto no negócio é direto, e o custo pela substituição de um colaborador pode chegar a 300% do salário anual dele. A repetição de processos, o tempo gasto com treinamento, instabilidade e queda de produtividade são reflexos dessa constante troca de funcionários”, explicou.

Ainda segundo o levantamento, realizado entre 2012 e 2025 em entrevistas nas granjas, a remuneração inadequada não é um dos principais fatores para a falta de engajamento dos colaboradores.

Leia Também:  Botelho tira licença e provoca mudanças na Assembleia; veja

“Chefe ruim (87%), falta de reconhecimento (78%), condições de trabalho (61%), comunicação ineficaz (58%) e só então remuneração inadequada (39%) montam o ranking de principais causas de afastamento dos colaboradores das granjas. Isso mostra a importância de escolher um líder capacitado para lidar com equipes”, pontuou.

Trindade completa que atualmente o ambiente de trabalho tem maior peso na escolha do colaborador do que o salário. “Clima respeitoso, oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, jornada de trabalho que permita cuidar da vida pessoal, infraestrutura e reconhecimento do valor do trabalho são pontos que precisam ser trabalhados e colocados como prioridade para conseguir incentivar e engajar um colaborador”.

O vice-presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e suinocultor, Moisés Sachetti, a pauta abordada durante o evento foi muito bem recebida pelos participantes, visto que é um problema recorrente no setor produtivo.

“É um problema enfrentado não só aqui em Mato Grosso, mas no Brasil. É um problema crescente no agronegócio brasileiro, afetando a produção e a eficiência do setor. Este fenômeno é resultado de uma combinação de fatores, como a falta de qualificação da mão de obra disponível, condições de trabalho no e até mesmo de gestão de pessoas”, afirmou Sachetti ao reforçar que é preciso atenção para evitar que o problema se agrave e acabe comprometendo a produção do setor produtivo.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA