MATO GROSSO
Museu de Arte Sacra oferece curso gratuito de educação patrimonial
MATO GROSSO
São 100 vagas disponíveis e o curso será dividido em três módulos. Com o objetivo de promover ações educativas e comunitárias inclusivas, o conteúdo será baseado no conceito de patrimônio cultural, bem como a importância das instituições para a sociedade e a relação dos museus e comunidades.
Ao final, a proposta é que os participantes sejam capazes de compreender e promover estratégias de inclusão e participação ativa da comunidade nos espaços culturais e museológicos, bem como possam desenvolver atividades que transformem os museus em ambientes de aprendizagem.
O início do curso será no dia 27 de julho com término em 18 de agosto. As aulas serão virtuais, em três dias da semana (quinta-feira e sexta-feira, das 19h às 22h, e sábado, das 8h às 17h).
O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso é um espaço cultural mantido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
Serviço | Curso Educação Patrimonial: Museus e Comunidades
Inscrições online até 24 de julho: https://www.sympla.com.br/curso-de-educacao-patrimonial-museus-e-comunidades__2053418
Mais informações: Instagram @museudeartesacramt, educativomasmt@gmail.com e (65) 9 9965-0319.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.