Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

“Não devemos mais”: Governo anuncia quitação de dívida do VLT

Publicados

MATO GROSSO

O governador Mauro Mendes (DEM) anunciou que quitou a dívida de aproximadamente R$ 560 milhões com a Caixa Econômica Federal do financiamento para as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O empréstimo foi feito em 2012, pelo ex-governador Silval Barbosa.

Com a quitação, Mendes perdeu o vínculo com instituições financeiras nacionais e o Governo ficou livre para lançar o edital de licitação do BRT (ônibus de trânsito rápido) em Cuiabá e Várzea Grande. O edital foi lançado na semana passada.

“Já botei um ponto final [na questão VLT]. Já até pagamos a Caixa Econômica. Não devemos mais nada a eles”, afirmou.

“A licitação já está publicada, qualquer coisa que digam diferente disso é besteira, factóide. Todos que prometeram guerra jurídica, tomaram uma saraivada jurídica”, emendou referindo-se aos críticos do novo modal.

Mendes ainda cutucou críticos da implantação do BRT, modal escolhido para substituir o VLT. Com edital lançado, a abertura das propostas está marcada para o dia 27 de janeiro do ano que vem.

“O governo está muito consciente do que estava fazendo e falar contra isso é desrespeitar o próprio interesse público”, afirmou. 

Leia Também:  Mais de 8,6 mil condutores foram autuados por crimes de trânsito em blitzes da Lei Seca em MT

À reportagem, a instituição financeira informou que a quitação da dívida foi feita no dia 15 de dezembro.

 

BRT

A decisão de troca do VLT pelo BRT foi anunciado por Mendes em dezembro de 2020.

A justificativa era que o Executivo conseguiu, judicialmente, a rescisão contratual com o consórcio, que está envolvido em suspeitas de corrupção e pagamento de propina para agentes públicos, conforme consta em delação premiada.

A obra do novo modal está orçada em R$ 480.500.531,82, valor que compreende a elaboração dos projetos básicos e executivos de engenharia, de desapropriação, obtenção de licenças, outorgas, aprovações e execução das obras de implantação do corredor do BRT. 

FONTE/ REPOST: CINTHIA BORGES – MÍDIA NEWS 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá

Publicados

em

O mercado imobiliário está em constante evolução, buscando formas de tornar a aquisição de imóveis mais acessível ao público. Em meio a condições especiais de financiamento e facilidades na negociação, a utilização de veículos como parte do pagamento da entrada passou a ser uma alternativa concreta em Cuiabá.

Acompanhando essa tendência, a incorporadora Essence Urbanismo lançou uma campanha que permite a avaliação de até 100% da Tabela Fipe para o veículo oferecido como entrada na compra de terrenos. A ação é válida para o empreendimento Essence Bella Vita, localizado na Avenida das Torres, uma das regiões com maior potencial de valorização da capital mato-grossense.

O projeto conta com 537 lotes, com metragens entre 180m² e 334m², e foi desenvolvido com um conceito arquitetônico que valoriza a convivência, o bem-estar e a funcionalidade, sem abrir mão da sofisticação.

A proposta também visa incentivar pessoas que desejam vender o carro a considerarem a conversão desse bem em um patrimônio duradouro. A orientação é que os interessados consultem um corretor credenciado para obter todas as informações sobre critérios de avaliação e aceitação do automóvel.

Leia Também:  Mato Grosso recebe oficina para debater desenvolvimento sustentável na Amazônia

De acordo com os Indicadores da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC/FIPE), o número de unidades novas lançadas no 2º trimestre de 2025 aumentou 11,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em termos de valor, a alta foi ainda maior, de 19,1%.

“O uso de veículos como parte do pagamento na aquisição de imóveis tem se mostrado uma alternativa viável e estratégica, especialmente em um mercado como o de Cuiabá, que está em plena expansão. Muita gente tem um carro na garagem que representa um valor significativo, mas não enxerga esse bem como uma oportunidade real de alavancar um patrimônio mais sólido e duradouro”, destaca José Paulo, diretor comercial da Essence Urbanismo.

Essence Bella Vita

A estrutura tem piscina com acquaplay e pool bar, quatro espaços gourmet temáticos, sala de jogos, academia completa, beauty space, brinquedoteca, playground, pet place e pista de caminhada arborizada. Uma das novidades para os moradores é que além das churrasqueiras, o projeto tem também uma costelaria integrada ao espaço Beach Gourmet, onde é possível fazer churrasco estilo fogo de chão. Mais de 160 unidades foram comercializadas em tempo recorde.

Leia Também:  Obras do Palácio das Artes Marciais no Complexo Arena Pantanal estão 75% concluídas

Para quem deseja conhecer cada detalhe do projeto antes de comprar, a Essence Urbanismo oferece uma sala de imersão com maquete virtual 3D interativa, que mostra com precisão a planta do condomínio, áreas comuns e espaços de lazer. A experiência está disponível na sede da incorporadora, na Av. Rússia, 88 – Santa Rosa, de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Sobre a Essence Urbanismo
Presente em mais de 37 cidades brasileiras, a Essence Urbanismo já marca presença em diversas regiões de Mato Grosso, com empreendimentos em Paranatinga, Chapada dos Guimarães, Tangará da Serra, Sinop e Sorriso. Em breve, Várzea Grande também receberá investimentos da incorporadora.

Plantão de Vendas
O plantão de vendas da Essence Urbanismo em Cuiabá está localizado na Avenida das Torres. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (65) 2121-5960 ou acesse o site: essencebellavita.com.br.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA