MATO GROSSO
‘Natal da Gente 2023’ faz nevar em Cuiabá; Carreta de luz carrega três toneladas de sonhos para dez bairros da capital; Veja a programação
MATO GROSSO
A magia do Natal encantou mais de oito mil pessoas no lançamento do ‘Natal da Gente 2023’, na noite deste domingo (10). A iniciativa da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, levou para o Parque das Águas apresentações dos Corais da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT e do programa Siminina que promoveram emoção e reflexões para o público com um lindo repertório.
Detalhadamente adornada, uma ‘carreta de luz’ levou encantamento à garotada com a presença do Papai Noel, além de figuras conhecidas, como o quebra-nozes, ursinhos, a árvore de Natal e até mesmo possibilitou nevar na capital matogrossense. A produção e criação conta ainda com o acompanhamento da primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, que fez a abertura oficial da programação natalina.
Na noite de domingo, as crianças puderam tirar foto com o bom velhinho e se encantar com a carreta de luz, que mede 15 metros carregando cerca de três toneladas de sonhos personificados em figuras natalinas.
Para a montagem do verdadeiro espetáculo, foram necessários 30 dias de preparo e 20 pessoas trabalharam diariamente.
Para se ter uma ideia, o cenário conta com mais de 600 cascatas de lâmpadas (o famoso pisca-pisca) para deixá-la completamente iluminada. Foram ainda consumidos aproximadamente 50 metros de feltro para remeter os pensamentos do público visitante à morada do Papai Noel, na distante e gelada Lapônia.
“Essa ação da Prefeitura de Cuiabá é lindíssima, pensamos em cada detalhe dessa carreta, desde os arranjos até a colocação da iluminação, esse é o Natal da Gente e queremos trazer amor e esperança nos corações de quem nos visitar. Até o piso da carreta foi pensado especialmente para evitar escorregões, tudo com muita segurança. Queremos ver o sorriso no rosto das nossas crianças, das famílias que estão aqui e que nos visitarão em todos os dias da programação, porque o Natal é isso, essa é a magia do Natal, é o amor ao próximo”, explicou Edson Guilherme, produtor cultural.
Nevar em Cuiabá pode parecer impossível, mas no Natal da Gente 2023, isso acontece. A carreta é equipada com um dispositivo que solta jatos de espuminhas brancas a cada 5 minutos, fazendo alusão à neve, para incrementar ainda mais o clima natalino, e a criançada adorou. “Eu achei muito legal, parece que está nevando de verdade, parece que estamos no Polo Norte com neve e Papai Noel”, afirmou Kauê, de 8 anos, enquanto tirava foto com o bom velhinho.
A iniciativa da gestão Emanuel Pinheiro atraiu famílias de todos os cantos de Cuiabá, inclusive, de outras cidades. “Nós viemos de Várzea Grande para prestigiar essa ação da Prefeitura de Cuiabá. É sempre muito bom mantermos aceso dentro das nossas crianças essa magia que só o Natal pode oferecer, e de forma gratuita, por isso eu trouxe a minha filha, para que ela tenha essa experiência linda”, pontuou a visitante, Bruna Figueiredo.
Durante a cerimônia de abertura, o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, falou sobre a importância dessas ações da Prefeitura de Cuiabá para levar alegria e a magia natalina para os bairros da Capital. “Esse é o objetivo da gestão Emanuel Pinheiro, é levar a felicidade, encantar e aquecer os corações daqueles que prestigiarem essa ação. Esse é o Natal da Gente, tudo foi pensado com muito carinho e amor, a carreta vai visitar 10 bairros da cidade, levando toda doçura que o Natal nos oferece, com programações culturais, a carreta totalmente iluminada, Papai Noel e os bonecos natalinos, tudo isso para levar felicidade para as famílias cuiabanas”, frisou o secretário.
A ação foi aprovada pela população presente. “Tudo está muito lindo, eu trouxe meus sobrinhos, viemos do bairro Verdão só para assistir as apresentações e os meninos verem o Papai Noel, queremos agradecer à Prefeitura de Cuiabá, porque para muitos aqui, essa é a única chance de ver de perto os encantamentos do Natal, muitos não têm condições de ir em um Shopping, por exemplo, então eu só agradeço aos responsáveis por esse evento lindo”, apontou Letícia Almeida, visitante.
Além dos encantamentos de Natal, O Boticário, parceiro da Prefeitura de Cuiabá para a realização do Natal da Gente, estará presente nos 10 dias de programação com totens da Make B., fazendo maquiagens completas, de forma gratuita, e distribuindo brindes para os visitantes.
São parceiros da iniciativa: o Coral da UFMT, Energisa, O Boticário, Águas Cuiabá e Assembleia Legislativa de Mato Grosso e a Tia Hanna Produções.


MATO GROSSO
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).
O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior - índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).
A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.
No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.
A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.
Dificuldades
As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.
As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).
Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.
Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.
“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.
Dados da pesquisa
O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.
-
MATO GROSSO5 dias atrás
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso
-
ARTIGOS2 dias atrás
Tecnologia, ciência e humanização: o tripé da medicina do futuro
-
GERAL5 dias atrás
TNT Energy Drink acelera a expansão no universo do basquete com embalagens exclusivas temáticas da NBA no Brasil
-
ARTIGOS2 dias atrás
Especialista em diagnóstico por imagem explica como a biópsia guiada contribui para o tratamento precoce do câncer de mama