Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Nortão: delegado diz que mulher acusada de envolvimento na morte de produtor rural “atraiu” vítima

Publicados

MATO GROSSO

O delegado da Polícia Civil de Alta Floresta, Thiago Berger, falou sobre as investigações da morte do produtor rural Valdir Lanza, de 55 anos, que estava desaparecido, desde o dia 6 de janeiro, e teve o corpo localizado, na última quarta-feira, às margens da BR-163, no Pará. Segundo Thiago, não é possível apontar exatamente quando ele foi morto, entretanto, os três suspeitos presos em Sinop, –  dois homens e uma mulher – estão diretamente envolvidos com o crime, segundo investigações. O trio teve a prisão convertida para preventiva.  

“O corpo estava com uma corda nos pulsos, que ao que tudo indica parece que é a mesma que se encontra na caçamba da caminhonete que está apreendida na delegacia. Não podemos indicar com exatidão quando foi essa morte, mas ao que tudo indica os indivíduos que foram presos em Sinop são os executores desse crime”, disse o delegado, para imprensa.  

De acordo com o delegado, o casal detido em Sinop já tinha envolvimento com outros roubos em Alta Floresta. “Esses indivíduos já tinham intenção de praticarem roubos de caminhonete e ouro no município de Alta Floresta, eles são responsáveis pela tentativa de roubo de uma caminhonete na rua J, mas como eles foram frustrados, pois a vítima reagiu. Como esse roubo não se consolidou, eles criaram um grupo para organizar a prática de roubos no município”, revelou. 

Leia Também:  Prefeitos afirmam que asfalto feito pelo Governo na MT-100 representa desenvolvimento para o Araguaia: “Trouxe progresso”

“Nesse grupo eles monitoravam casas de outras vítimas, de um garimpeiro e esse crime também não se consolidou. Eles continuaram a procura de uma possível vítima. O Lanza tinha apreço pela vida noturna e uma dessas mulheres é a suspeita, inclusive a informação que eles estiveram juntos no Natal, em Alta Floresta, almoçando juntos”, acrescentou. 

Conforme investigação da Polícia Civil, a mulher teria atraído o produtor rural, no dia do crime. “Ela, ciente que ele usava cordões e pulseiras de ouro, tinha uma caminhonete de valor, repassava essas informações para o senhor (suspeito) que seria seu namorado. Eles em conjunto com (o terceiro suspeito detido) organizaram a prática desse crime. Ao que tudo indica ela atraiu a vítima para um encontro amoroso e, quando eles estavam dentro do veículo os suspeitos chegaram no local e acabaram raptando a vítima”. 

Thiago explica que, devido à grande repercussão do caso, os suspeitos abandonaram a caminhonete. “O que se apurou até agora é que eles usaram a caminhonete da vítima para seguir destino até o Pará onde seria vendida, mas com a repercussão do caso e notoriedade que o caso teve, diante da dificuldade que eles teriam para vender essa caminhonete eles dispensaram ela”, disse.

Leia Também:  Governo de MT destina mais de R$ 22 milhões em auxílios e prêmios para atletas e técnicos do Estado

Conforme o delegado, a polícia não trabalha, no momento, com o envolvimento de mais pessoas e o inquérito policial deve ser finalizado e enviado ao Ministério Público.  

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  POPULAÇÃO TERÁ PASSEIOS GRATUITOS A DESTINOS TURÍSTICO DURANTE FESTIVAL DE INVERNO

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA