Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

“Nos sentimos incluídos na sociedade com ações como essas”, afirma vocalista da banda do Instituto dos Cegos de MT

Publicados

MATO GROSSO

A entrega de 300 kits com bengalas e regletes – instrumento usado para escrita em braile – do Programa SER Família Inclusivo, nesta terça-feira (14.03), emocionou a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, e foi reconhecida pelas pessoas que participaram do evento, entre elas o vocalista da Banda Bengalas do Instituto dos Cegos do Estado de Mato Grosso (ICEMAT), José Benedito Arruda. 

“Nós, deficientes visuais, precisamos muito desses materiais, tanto das regletes como das bengalas, e nos sentimos incluídos na sociedade com ações como essa”, disse o músico. 

O programa do Governo de Mato Grosso é desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio da Superintendência Estadual de Promoção e Articulação de Políticas Públicas de Pessoas com Deficiência. O programa SER Família Inclusivo foi planejado e colocado em prática pela primeira-dama do Estado. 

As bengalas e regletes auxiliam as pessoas com deficiência visual e cegas nas suas atividades educacionais e no seu direito de ir e vir, possibilitando dessa forma a inclusão social.

A primeira-dama Virginia Mendes ressaltou a importância de aproximar as pessoas e resumiu o encontro em duas palavras. “Emoção e gratidão são as duas palavras que definem essa tarde de entregas de instrumentos que podem parecer simples para nós, mas para os cegos e deficientes visuais é um auxílio importante. A partir das diferenças podemos nos unir e mudar a vida das pessoas. Nós estamos à disposição no Palácio para discutir ações que possam de fato ajudar as pessoas, em especial a inclusão”, destacou.

“Quero agradecer a todos que estão aqui, aos nossos parceiros e apoiadores que não medem esforços para nos ajudar. Inclusive, ao secretário (de Educação) Alan Porto que sempre nos atende com as demandas da Educação; à secretária Laice na Secom, à secretária Grasielle na Setasc, à secretária-adjunta Arlete Lima da Secretaria de Estado de Saúde, representando o secretário Gilberto Figueiredo, empresários e voluntários que tornam trabalhos como esse que idealizamos possíveis. Quero destacar o total apoio do governador Mauro Mendes nos projetos sociais que idealizamos, ninguém faz nada sozinho”, lembrou a primeira-dama Virginia Mendes.

Leia Também:  Setasc realiza Mutirão da Cidadania e entrega de mil cestas de alimentos para etnia Xavante em Barra do Garças

“Fiquei emocionada e feliz de ver a alegria do Pedro Gabriel, uma criança que vibrou ao receber uma nova bengala”, disse emocionada Virginia Mendes.

Adevanil Duarte enfrenta a cegueira há quatro meses por intercorrência de pressão alta e falou da alegria de estar perto da primeira-dama do Estado e da importância da bengala que recebeu.

“Fiquei cego há quatro meses e ainda estou em fase de adaptação e saber que temos esse apoio nos motiva. Fico feliz em saber que temos esse cuidado, porque nem todos podem comprar esses instrumentos que são fundamentais em nossa rotina, porque as bengalas são nossos olhos. É um orgulho ter uma primeira-dama tão dedicada”, afirmou.

O deputado estadual Max Russi participou da cerimônia e destacou a importância das ações desenvolvidas pela primeira-dama Virginia Mendes. “Mesmo com uma série de dificuldades em sua saúde, assim como muitos aqui têm dificuldades de muitas vezes de subir escadas ou atravessar uma rua, ela tem alguns problemas, mas, com muita força e muita garra, ela desempenha da melhor forma as ações sociais do estado de Mato Grosso, cada projeto, cada programa e iniciativa que ela desenvolve transforma a vida das pessoas”.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, citou exemplos de vida das pessoas que não conseguem enxergar. “São pessoas que têm uma história de vida como a dona Delzanira Queirós que saiu para trabalhar e depois de oito horas ela perdeu a visão. Tem o caso da Lavínia e de outras pessoas que tinham visão e que hoje sensibilizam outras pessoas. E como gestores públicos precisamos cada vez mais pensar ações que beneficiem as pessoas que precisam de acessibilidade e assim gerar a equidade”. 

Leia Também:  ABC vence nos pênaltis e elimina o Vasco da Copa do Brasil

Ele ainda lembrou de outras ações da atual gestão para beneficiar as pessoas com deficiência. 

“O governador Mauro Mendes juntamente com a primeira-dama Virginia Mendes e a Secretaria de Estado de Educação já tiveram a oportunidade de fazer a entrega dos óculos para pessoas 100% cegas que proporcionam a leitura facial, leitura de livros, reconhecimento de objetos, dando mobilidade paras as pessoas não conseguem enxergar”, pontuou Alan Porto.

“O cartão SER Família Inclusivo é uma ideia fantástica da nossa primeira-dama Virginia Mendes. É motivo de orgulho saber que podemos alcançar as pessoas com ações pensadas com tanto carinho pela primeira-dama de MT”, disse a secretária interina da Setasc, Grasielle Bugalho.

A superintendente Thais Augusta pontuou que o programa SER Família Inclusivo transforma vidas. “Parabéns primeira-dama, esse programa desde que começou já deu oportunidade a pessoas com autismo, pessoas com deficiência auditiva, e hoje é marco histórico para o nosso Estado. Quantas vidas transformadas”.

O músico Adalto Oliveira que adquiriu a deficiência visual há alguns anos reforçou a necessidade das pessoas receberem os instrumentos. “Em nosso Estado não temos as bengalas e regletes. É preciso pedir de outras regiões que produzem. A primeira-dama do Estado e o governo de MT estão de parabéns por promover eventos como esse”.

A cerimônia de entrega aconteceu no salão Clóvis Vettorato, no Palácio Paiaguás. Participaram do evento o deputado estadual Max Russi, os secretários de Estado de Comunicação, Laice Souza; de Segurança Pública, coronel Cesar Augusto Roveri; de Educação, Alan Porto; da secretária-adjunta de Saúde Arlete Lima, representando o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo; do presidente do Instituto dos Cegos de MT, Udeilson Arruda; do secretário adjunto da Governadoria, tenente-coronel Fernando Turbino, vereadores e outras autoridades.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Kickboxing: a arte marcial que transforma vidas e agora projeta Mato Grosso no cenário nacional

Publicados

em

Com técnica, disciplina e espetáculo, o kickboxing está conquistando cada vez mais espaço entre as artes marciais no Brasil. E agora é a vez de Mato Grosso se tornar protagonista nessa história. No dia 30 de agosto, Cuiabá sediará pela primeira vez um evento 100% profissional da modalidade: o MT Warriors Championship, com apoio do Governo do Estado.

A competição será realizada no Palácio das Artes Marciais Iusso Sinohara, ao lado da Arena Pantanal, com entrada gratuita e uma estrutura de padrão internacional. O evento reunirá 12 lutas profissionais, incluindo duas disputas de cinturão reconhecidas pelas principais entidades da modalidade no Brasil e no mundo: a CBKB PRO (Confederação Brasileira de Kickboxing Profissional) e a WAKO PRO (World Association of Kickboxing Organizations).

Mais do que um torneio, o MT Warriors representa um marco simbólico para o kickboxing em Mato Grosso. É o início de uma nova era para a modalidade no estado, que passa a integrar com força o cenário competitivo nacional. Os três atletas de melhor desempenho na noite conquistarão vaga direta no WGP, o maior campeonato de kickboxing da América Latina.

O que é o kickboxing?

O kickboxing é uma arte marcial moderna que combina técnicas do karatê, boxe, taekwondo, muay thai, resultando em um sistema de combate completo, dinâmico e altamente técnico. Nascido no Japão e nos Estados Unidos nas décadas de 1960 e 1970, o esporte rapidamente se difundiu pelo mundo, sendo hoje praticado em mais de 100 países.

Leia Também:  Em um ano, Governo destinou mais de R$ 14 milhões em operações de crédito a empreendedores de MT

Dentro do ringue, o kickboxing exige velocidade, precisão, equilíbrio, estratégia e resistência. Fora dele, oferece disciplina, autoconfiança, foco, respeito e domínio emocional — valores que fazem do esporte uma verdadeira escola de formação física e moral, especialmente para jovens.

“O kickboxing é muito mais do que uma luta. É uma ferramenta de transformação pessoal e social. Com ele, muitos jovens encontram propósito, autodisciplina e oportunidade de crescimento. Esse evento profissional é um divisor de águas para a modalidade em Mato Grosso”, afirma Mateus Wesley Nogueira Noya, presidente da Federação de Kickboxing do Estado de Mato Grosso (FKBEMT).

Esporte com apoio e reconhecimento

Com premiação recorde de R$ 50 mil, o MT Warriors Championship reforça o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento do esporte de alto rendimento em Mato Grosso. A competição será o maior evento da modalidade já realizado no estado, tanto em estrutura quanto em reconhecimento técnico.

Para o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, David Moura, o apoio do governo tem como objetivo democratizar o acesso ao esporte e dar visibilidade a talentos locais.

Leia Também:  Presidente do Detran é parado em blitz e ser recusa a fazer teste do bafômetro

“Estamos investindo em estrutura, valorizando os atletas e fortalecendo diversas modalidades. O kickboxing está crescendo no Brasil e Mato Grosso agora faz parte desse movimento. O MT Warriors é o início de um novo ciclo, com mais oportunidades e visibilidade para nossos atletas.”

O evento também marca a reabertura do Palácio das Artes Marciais, que está sendo revitalizado pelo Governo do Estado. O espaço contará com ambiente climatizado, vestiários, arquibancadas, pórtico de entrada, paisagismo e iluminação moderna, reafirmando o compromisso com a qualidade e a segurança das práticas esportivas.

Mato Grosso no caminho da excelência

Além de atletas de Mato Grosso, o MT Warriors contará com competidores do Paraná, São Paulo, Rondônia e Campo Grande, fortalecendo o intercâmbio esportivo entre estados e posicionando Cuiabá como sede de grandes eventos de combate.

“Estamos saindo de um patamar amador para entrar de vez no cenário profissional. Esse evento mostra que é possível, com apoio institucional e dedicação, levar nossos atletas a outro nível”, conclui Mateus Noya.

A pesagem oficial dos atletas será realizada no dia anterior à competição, e a expectativa é de casa cheia, com mais de mil pessoas no Palácio das Artes.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA