MATO GROSSO
Nova Mutum: encontro de gestão da produção fortalece atividade agroindustrial
MATO GROSSO
Termina, hoje, o 1º Encontro de Gestão da Produção Agroindustrial que busca incentivar o desenvolvimento da agricultura familiar, apresentando soluções para produtores e agroindústrias instaladas no município e região, através de palestras, mesa redonda. Também houve exposição dos produtos da agroindústria municipal. Foram abordadas “qualidades e boas práticas de fabricação de alimentos”, “produção e beneficiamento de produtos de origem animal”, “agroindústria e certificação” e “licenciamento; programas de autocontrole e posicionamento de produtos”.
Os participantes visitaram unidades produtivas de Nova Mutum, conhecendo o potencial da agroindústria. O prefeito Leandro Félix enalteceu a dedicação dos produtores da agricultura familiar do município, que tem se destacado na região com produtos de qualidade e com origem certificada “Estamos apoiando e estruturando este setor que ajuda no fortalecimento da cadeia produtiva. A nossa proposta é estruturar um local para atender as demandas dos produtores”, disse.
A secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Marcia Coelho, disse que o evento proporcionou apoio na gestão da produção agrofamiliar por meio da aplicação de técnicas de gestão, venda e de incorporação de novas tecnologias. O momento é de aprimorar a gestão das propriedades com foco no melhoramento da renda dos membros da família no setor agrícola”, analisou.
O presidente da câmara, José Paixão, o secretário de Governo, Edinaldo Oliveira, Eduardo Dantas , da secretaria de Agricultura Familiar de Mato Grosso também estiveram no evento.
Redação Só Notícias (foto: assessoria)
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.