MATO GROSSO
Novo terminal será próximo ao aeroporto, diz Kalil Baracat
MATO GROSSO
“A partir do momento que o modal do BRT (Bus Rapid Transit) começar a funcionar, o Terminal André Maggi vai mudar de local”, anunciou o prefeito de Várzea Grande e pré-candidato à reeleição pela Coligação Várzea Grande Melhor, Kalil Baracat (MDB).
Kalil explica que o novo terminal do transporte coletivo vai ser instalado próximo ao aeroporto, onde ficavam os vagões do antigo Veículo leve sobre trilhos (VLT), exatamente como estava previsto no projeto original para a Copa de 2014. Esse novo terminal, na continuação da Avenida João Ponce de Arruda, ao fundo do mercado e do hotel, será o ponto de integração do transporte coletivo municipal e intermunicipal da cidade, com itinerário sendo capilarizado para todas as regiões.
Com relação ao atual Terminal André Maggi, por estar localizado em uma área central, o prefeito acredita que a melhor destinação será transformar esse espaço em um complexo multiuso, até mesmo, por ser vizinho ao Ginásio Fiotão. “Será um espaço voltado ao lazer, fruto de um projeto bem planejado”, asseverou Kalil.
Tão importante quanto o novo terminal é a implantação de um plano de mobilidade para Várzea Grande, como ressalta o emedebista. “Está sendo preparado o estudo de mobilidade urbana. Isso já tá garantido e em breve vamos abrir a licitação. É uma parceria que veio com a mudança do modal, aliás, foi uma exigência nossa, do Município, junto ao governo do Estado, que a gente fizesse o plano de mobilidade urbana”, pontuou o prefeito.
Existe compromisso do governo do Estado para a transferência dos recursos para ser feito o plano de mobilidade urbana. “É mais uma parceria com o governador Mauro Mendes que entendeu a necessidade da nossa exigência quando o plano de troca do modal nos foi apresentado. E essa parceria entre Estado e Município só está sendo possível porque Várzea Grande fez a lição de casa. Temos toda uma infraestrutura pronta para abrigar esse plano de mobilidade urbana. Eu tinha como plano de governo fazer 200 quilômetros de asfalto novo e outros 150 quilômetros de recapeamento. Já em abril, havia superado essa meta com 250 quilômetros de pavimentação nova e quase 200 quilômetros de recapeamento pela cidade. Somente com o recape a gente consegue dar uma vida útil de pelo menos mais dez anos à malha viária”, explicou Baracat.
Avenida Couto Magalhães – “O gestor precisa também ter sensibilidade em ouvir o que a população está dizendo. Em relação às obras do BRT na Avenida Couto Magalhães, tanto os empresários quanto a população que ali reside me procurou pedindo para que não aceitasse essa proposta”.
Ainda conforme Kalil, Várzea Grande pagou um preço muito alto, ao arcar com o ônus das obras inacabadas do antigo VLT. “Essa cicatriz que por anos rasgou a Avenida da FEB, ceifou vidas, fez dezenas de empresas fecharem e centenas de empregos serem perdidos, deixou traumas e acredito que parte da recusa em ter um ramal do BRT se deve ao caos que o antigo modal deixou na nossa cidade. Ao ouvir a nossa população, optamos pelo projeto original, sem o ramal na Couto”.
Como reforça o emedebista, os empresários não estavam errados na recusa, depois de todo sofrimento imposto a Várzea Grande. “Estamos saindo de uma pandemia. Tem várias empresas que agora estão se ajustando, retomando o ritmo anterior e aí vem uma obra dessa aqui que vai prejudicar mais ainda o várzea-grandense? Então a gente tem que ser sensível, ouvir o que as pessoas estão dizendo e nós fizemos isso.”


MATO GROSSO
Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica

Nesta quinta-feira (10), os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (Conceel-EMT) participaram de uma capacitação sobre a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que entrou em vigor no dia 5 de julho. A Medida Provisória nº 1.300/2025 ampliou o alcance do benefício em todo o país, permitindo que famílias de baixa renda tenham acesso a descontos de até 100% no consumo de energia elétrica.
Durante o encontro, foram apresentados os critérios atualizados para o enquadramento na Tarifa Social, os benefícios garantidos pela nova regulamentação, além de orientações sobre como realizar o cadastro e tirar dúvidas dos usuários. A capacitação foi ministrada pelo gerente comercial da Energisa, Roberto Vieira de Carvalho.
“Foi muito importante estar com o time de conselheiros falar sobre a ampliação da desta isenção – somente em Mato Grosso 209 mil famílias já têm direito a esse benefício e ainda há mais 200 mil que podem fazer parte, desde que estejam com os dados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atualizado”, disse.
De acordo com as novas regras, clientes com renda por pessoa de até meio salário-mínimo e consumo de até 80 KW/h podem ter isenção total no consumo de energia. A medida alcança também famílias indígenas, quilombolas e clientes com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em todos os casos, os clientes só serão cobrados pelo consumo de energia que exceder os 80 KW/h.
Para o vice-presidente do Conceel-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a capacitação é fundamental para garantir que a população tenha acesso a informações claras e corretas sobre seus direitos.
“A nova Tarifa Social é um avanço importante para a população mais vulnerável. Nosso papel como conselho é fiscalizar, orientar e garantir que esse benefício chegue a quem realmente precisa”, destacou.
A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, indígenas, quilombolas e beneficiários de programas sociais. Com a atualização das regras, o objetivo é ampliar o acesso ao benefício e garantir maior justiça social na cobrança de energia elétrica.
Sobre o Conceel-EMT
O Conceel-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.
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