MATO GROSSO
Novos livros e quadrinhos reforçam acervo da Sala Nerd na Biblioteca Estevão de Mendonça
MATO GROSSO
Agora, quem quiser, poderá ler Preacher completo na Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça. Ou o clássico das histórias em quadrinho, Watchmen, ou quem sabe jogar o board game do Senhor dos Anéis, ou ler a saga de Harry Potter, X-Men, Batman, Superman.
Nesta segunda-feira (30.05), encerrando as ações do Dia do Orgulho Nerd, a Spooky (www.heroartstudio.com) realizou a doação de board games, graphic novels e livros para Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça.
O lote nerd doado contém 49 títulos de literatura fantástica, 35 graphic novels dos mais variados personagens das histórias em quadrinhos e 14 board games completos.
“Pensando em inclusão, e com intuito de estreitar os laços com a comunidade, resolvemos fazer uma grande doação para a biblioteca, garantindo o acesso e difusão desse segmento da cultura nerd com os board games, histórias em quadrinhos e literatura fantástica. Esperamos que seja uma janela para muitos visitantes da biblioteca, um primeiro e importante contato. E que sirva para manter viva a chama nerd nos corações, chamando cada vez mais adeptos dos jogos de tabuleiro, RPG e literatura”, explica Vicente Maranhão, coordenados da Spooky Hero Master.
Esta doação será devidamente organizada na sala de jogos, também conhecida por Sala Nerd, da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça (BPEEM).
“O objetivo é atrair o público mais jovem, principalmente o jovem em situação de vulnerabilidade, para um ambiente inclusivo e educativo. Em parceria com a Economia Criativa, temos um projeto, que prevê transformar essa sala em um laboratório, onde os jovens, além de desenvolver o cognitivo e o intelecto, ainda poderão desenvolver jogos eletrônicos e de tabuleiro, com um viés tanto social quanto profissionalizante”, adianta Wladineia Almeida, coordenadora da Biblioteca Estevão de Mendonça.
A Sala Nerd da BPEEM é voltada para o desenvolvimento, aprendizagem e inclusão social, por meio de jogos eletrônicos, jogos de tabuleiro e literatura.
“Uma doação, com itens de muita qualidade, vai ajudar a aumentar essa frente nerd da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça. É mais uma maneira de multiplicar o conhecimento, com foco na educação, aspectos cognitivos e intelectuais, em uma ação de inclusão social e desenvolvimento humano”, destaca Jefferson Neves, secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer.


MATO GROSSO
Vereador Alex Rodrigues cobra diálogo com a Sinfra-MT sobre obras do BRT em Cuiabá

O vereador Alex Rodrigues realizou nesta quarta-feira (30) uma reunião com representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) para discutir o andamento das obras do BRT em Cuiabá. Durante o encontro, Alex cobrou maior diálogo entre o Governo do Estado e a Câmara Municipal, destacando que os transtornos causados pelas obras têm afetado diretamente a vida dos cuiabanos e mato-grossenses.
A reunião foi mais um desdobramento da audiência pública promovida pela Câmara para debater os prazos e soluções para o projeto. Na ocasião, a ausência de representantes do governo estadual gerou indignação entre os parlamentares. Alex Rodrigues, que preside a Comissão de Obras, não escondeu sua frustração.
“A política seria para dar resultado, a politicagem não. Gostaríamos de saber pelos responsáveis o prazo, o cronograma e o projeto, mas isso não vai diminuir o trabalho da Câmara Municipal de Cuiabá. Vamos continuar nosso trabalho e convidá-los para a próxima reunião da Comissão de Obras”, afirmou o vereador.
Os atrasos nas obras do BRT têm provocado caos no trânsito da capital, principalmente em vias movimentadas como as avenidas do CPA, Fernando Corrêa e Tenente Coronel Duarte (Prainha). Esta última ainda não possui solução definitiva para os alagamentos recorrentes, o que ameaça comprometer o funcionamento dos futuros ônibus elétricos previstos para o sistema.
Boa parte dos atrasos está relacionada a entraves entre o Governo do Estado e o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, liderado pela Nova Engevix Engenharia e Projetos S/A. Contratado em 2022 por R$ 468 milhões, o consórcio alega que o anteprojeto da obra não contemplou elementos essenciais como a macrodrenagem da Prainha, dificultando a execução do cronograma.
Durante a audiência realizada no dia 14 de março de 2025, os vereadores reiteraram o compromisso com a transparência e o interesse público. A Comissão de Obras Públicas da Câmara Municipal deverá realizar, nos próximos dias, uma visita técnica aos canteiros de obras. O objetivo é avaliar in loco os avanços e entraves da execução.
“Nosso compromisso é com os cuiabanos. Essa obra precisa andar e atender às necessidades da população”, ressaltou Alex Rodrigues.
A Câmara Municipal seguirá promovendo debates e fiscalizando a obra, com o objetivo de garantir que o projeto avance com responsabilidade e atenda de fato às necessidades da cidade. Para Alex, o envolvimento da população e o diálogo institucional são fundamentais para superar os obstáculos e garantir a entrega da obra.
-
MATO GROSSO7 dias atrás
AACCMT completa 26 anos com mais de 20 mil atendimentos a crianças e adolescentes com câncer
-
MATO GROSSO2 dias atrás
“Efêmera Relíquia” abre a temporada 2025 na Casa do Parque — um encontro entre o tempo e a poesia
-
ARTIGOS6 dias atrás
“Diagnóstico precoce é chave para prevenir complicações”, destaca especialista
-
MATO GROSSO20 horas atrás
Vereador Alex Rodrigues cobra diálogo com a Sinfra-MT sobre obras do BRT em Cuiabá
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Advogado criminalista estreia série de lives sobre Direito de Defesa no Instagram