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O Associativismo como Motor do Desenvolvimento Empresarial

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O associativismo tem se mostrado uma estratégia essencial para o fortalecimento das empresas no Brasil, especialmente em um ambiente econômico desafiador. Conforme dados do painel do mapa de empresas do portal gov.br, já são mais de 21,3 milhões de empresas ativas no país. Observa-se que em 2024 o cenário continua com alta taxa de abertura, porém também de fechamento de negócios — foram mais de 3,27 milhões de novas empresas abertas, enquanto 1,87 milhão foram extintas. Tendo Mato Grosso como um dos Estados que mais se destaca pelo desenvolvimento econômico, já soma mais 446 mil empresas ativas, e mesmo assim, a taxa de extinção apesar de ficar abaixo da média nacional passa de 57%, é alta, com percentuais que giram em torno de 49% em comparação ao número de aberturas.

A realidade dos negócios no Brasil, onde, conforme a BigDataCorp, empresa de análise de dados da América Latina, 51,15% das empresas não sobrevivem mais de três anos e 89% não chegam aos cinco anos, ressalta a urgência de um suporte mais robusto para os empreendedores. Essa é uma clara indicação de que a cultura do empreendedorismo necessita evoluir para incorporar o associativismo como uma prática fundamental.
O associativismo, fundamentado em princípios como “Juntos Somos Mais Fortes” e “A união faz a força”, promove a formação de uma rede de apoio entre empresas e indivíduos, resultando em diversas vantagens. Primeiro, o associativismo proporciona uma voz coletiva que pode ser ouvida em fóruns de decisão, influenciando políticas públicas e defendendo interesses comuns.

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Além disso, associar-se a organizações pode abrir portas para acesso a crédito, capacitações, soluções que reduzem custos operacionais e otimizam melhora de faturamento e, informações que seriam difíceis de obter individualmente. A troca de ideias e experiências incentivada por networkings e fóruns dentro de associações pode impulsionar inovações e a melhoria contínua dos processos empresariais. Também, problemas como a burocracia elevada, tributações altas, alto custo operacional, falta de profissionalização e acesso limitado a mercados são obstáculos comuns que podem ser enfrentados de forma mais eficaz quando as empresas se unem.

Ademais, as associações não apenas auxiliam empresas em sua sobrevivência, mas também promovem práticas de responsabilidade social e ambiental, impactando positivamente a comunidade. Atualmente, existem aproximadamente 880 mil organizações civis no Brasil, sendo que 81% delas são sem fins lucrativos. Dentre essas, quase 200 mil estão ligadas a setores produtivos, como as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs), associações industriais e comerciais, que representam mais de 4 milhões de CNPJs de diversas atividades econômicas. Essas entidades são fundamentais para a formação de um ecossistema que valoriza o associativismo como um meio de sobrevivência e crescimento para os empresários.

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Em um cenário onde as dificuldades para empreender são crescentes, é inegável que o associativismo se apresenta como uma ferramenta indispensável para a sustentabilidade das empresas. Ao promover a união e a colaboração, ele não apenas ajuda a mitigar riscos, mas também potencializa oportunidades. Para que os empresários brasileiros prosperem, é crucial que o associativismo passe a ser uma matéria importante nas discussões sobre empreendedorismo, reforçando que, em um mercado tão competitivo, a força do coletivo pode fazer toda a diferença.

Fábio Granja Júnior
Administrador, Especialista em Gestão de Negócios

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Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

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Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.

A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.

“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.

Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.

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Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.

“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.

Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.

O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.

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