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O Empoderamento das Mulheres no Empreendedorismo: Desafios e Conquistas em MT

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A reflexão deste artigo é a data celebrada em 19 de novembro, ‘Dia do Empreendedorismo Feminino’. No cenário econômico contemporâneo, a crescente presença e influência das mulheres no empreendedorismo têm se tornado cada vez mais significativas. Em nosso Estado, essa realidade não é diferente, com mulheres empreendedoras alcançando feitos notáveis, enfrentando desafios e deixando um impacto marcante na economia e na comunidade local.

Sou Virginia Mendes, mulher, mãe, esposa, economista, empresária, primeira-dama de MT e voluntária na gestão do governador Mauro Mendes, tenho direcionado minhas energias ao fortalecimento da mulher por meio de programas sociais, como o SER Família Capacita, e da parceria com a Desenvolve MT, beneficiada por investimentos do Governo do Estado.

A implementação de políticas públicas que apoiem e incentivem o empreendedorismo feminino é essencial para promover a igualdade de oportunidades e o acesso a recursos para as mulheres empreendedoras do Estado. O programa SER Família Capacita, mencionado anteriormente, é uma iniciativa relevante nesse sentido, oferecendo capacitação em diversas áreas, incluindo empreendedorismo, proporcionando conhecimentos fundamentais para o desenvolvimento e a gestão dos próprios negócios pelas mulheres.

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Através de cursos e suporte técnico, o SER Família Capacita tem se mostrado uma ferramenta crucial no empoderamento e na promoção da independência financeira das mulheres empreendedoras na região.

Recentemente, no município de Campinápolis, situado na região do Araguaia, 16 mulheres indígenas receberam diplomas do curso de costura industrial. Outro exemplo é o de uma aluna de Cuiabá que concluiu o curso de confeitaria; ela estava depressiva e agora está mais confiante, já planejando gerar renda com o que aprendeu.

O atual Governo, por meio da Desenvolve MT, concentrou esforços no fomento ao empreendedorismo, investindo no programa Mulher Empreendedora. Isso se reflete nos números de 2023, onde 48,28% das operações realizadas foram direcionadas para mulheres empreendedoras.

O estímulo às mulheres no empreendedorismo representa um avanço digno de celebração. Em tempos passados, éramos submissas aos homens para obter financiamento ou qualquer outra oportunidade. Hoje, graças a várias superações, as mulheres estão cada vez mais independentes, porém, ainda há muitas conquistas pela frente.

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Fonte: Governo MT – MT

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CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

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Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

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Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

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