MATO GROSSO
Operação mira chefes que exigiam fotos íntimas de enfermeiras
MATO GROSSO
A Polícia Federal deflagrou, na quarta-feira (18), a Operação Kalasiris para desmantelar um esquema criminoso no Distrito Sanitário Especial Indígena Xavante, responsável pela gestão da saúde indígena em Mato Grosso. As investigações revelaram que gestores e conselheiros indígenas cobravam propinas para a contratação e manutenção de agentes de saúde terceirizados. Além disso, havia a exigência de fotos íntimas de enfermeiras contratadas, configurando assédio sexual e criando um ambiente laboral insalubre.
Durante a operação, foram cumpridas 14 medidas cautelares em Barra do Garças, Paranatinga e Aragarças (GO), incluindo um mandado de prisão preventiva e 11 mandados de busca e apreensão. As enfermeiras que se recusavam a atender as exigências ilegais enfrentavam retaliações, como remanejamentos injustificados e demissões arbitrárias. A operação revelou um esquema de manipulação de vagas e criação de censos populacionais falsos para facilitar a contratação de novos agentes.
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.
-
MATO GROSSO6 dias atrásEm júri popular, movimentos sociais condenam empresas por danos à Amazônia e seus povos
-
MATO GROSSO6 dias atrásCONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
-
MATO GROSSO6 dias atrásCampeonato de kickboxing 100% profissional reúne 14 lutas e disputa de cinturão no Palácio das Artes Marciais
-
MATO GROSSO6 dias atrásAssembleia Legislativa homenageia Intermat pelos 50 anos e SINTAP-MT destaca legado dos servidores na construção fundiária do Estado
-
ARTIGOS6 dias atrásNova técnica de biópsia de próstata oferece mais segurança e precisão