MATO GROSSO
Operação prende 15 prefeitos em Santa Catarina
MATO GROSSO
A quarta fase da Operação Mensageiro, realizada na última quinta-feira (27), resultou na prisão de 15 prefeitos de diversas cidades de Santa Catarina. A operação, que teve como objetivo investigar um esquema de corrupção na licitação de lixo em várias cidades do estado, cumpriu 18 mandados de prisão preventiva e 65 mandados de busca e apreensão nas regiões Sul, Planalto Norte, Alto Vale e Vale do Itapocu.
De acordo com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que iniciou uma investigação há cerca de um ano e meio, a operação contorno com delações premiadas, rastreamento de celulares e apurações de documentos. A primeira fase, realizada em dezembro de 2022, resultou na detenção de quatro prefeitos. Na segunda, em fevereiro deste ano, dois prefeitos foram presos, enquanto na terceira, o prefeito de Tubarão teve o mandado de prisão preventiva seguido junto com o vice.
Entre os prefeitos presos na última fase da operação estão Luiz Henrique Saliba (PP), de Papanduva, e Antônio Ceron (PSD), prefeito de Lages, que agora está em prisão domiciliar. Luis Antonio Chiodini (PP), prefeito de Guaramirim, também foi alvo de mandado de prisão, mas não foi encontrado, estando em viagem familiar na Europa, segundo a prefeitura.
FOLHA DO ESTADO ON-LINE
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.