Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Operação prende servidor da Funai e cacique por propina de madeireiros e garimpeiros

Publicados

MATO GROSSO

A Polícia Federal, em ação  conjunta com o Ibama, concluiu  no fim da tarde desta segunda-feira (28), uma grande operação, denominada Onipresente,  de  combate a crimes ambientais em terras indígenas. Foram reprimidas a extração  ilegal de madeira e garimpos clandestinos.

Onipresente é uma operação pertencente ao programa Guardiões  do Bioma, do Governo Federal  e  contou com  2 helicópteros, 12 policiais federais e 4 fiscais do Ibama.

As ações  foram  realizadas  durante 15 dias em 21 pontos localizados na Terra  Indígena Aripuanã localizada entre os municípios de Juína e Aripuanã (etnia Cinta Larga); Terra Indígena Menkü no município de Brasnorte (etnia Menķü) e no Parque Nacional  do Xingu em Feliz Natal (etnia Ikpeng).

A A escolha das localidades fiscalizadas foi feita  através  de monitoramento via satélite no sistema Planet que é capaz de detectar  desmatamentos em áreas tão  pequenas quanto um quintal de uma  casa.  Dessa forma, foi  possível  uma ação assertiva e eficiente.

Como resultado  da operação foram apreendidos  documentos, celulares, sete escavadeiras hidráulicas, três caminhões, sete tratores, doze  motocicletas e trinta motores estacionários utilizados na lavagem do solo; além da destruição  de diversos acampamentos  que davam suporte para o comentimento dos crimes.  As escavadeiras e veículos que estavam em situação precária de conservação ou em locais de difícil  acesso foram inutilizados e os demais  foram retirados e receberão destinação que será  definida posteriormente. 

Leia Também:  Setasc abre inscrições para o sorteio que levará pessoas com Transtorno do Espectro Autista ao jogo do Cuiabá na Arena Pantanal

Ressalta-se que, no decorrer da investigação, foi constatada que as atividades ilegais eram realizadas com autorização de lideranças indígenas que recebem valores dos madeireiros e garimpeiros, tendo inclusive sido encontrados  com os infratores uma tabela com preço  pago aos indígenas.

Durante  a Operação  Onipresente foi descoberta   a atuação  de um servidor  da Funai que passava informações  a garimpeiros  para que escapassem da ação policial.  Com uma rápida investigação, foi possível   a realização  da Operação  Ato Reflexo  que resultou na prisão  desse servidor da Funai e de uma liderança indígena que recebia 20% de todo ouro extraído da área protegida.  O nome  da operação  foi escolhido justamente pela celeridade  da investigação  e da sua deflagração.

FONTE/ REPOST: REDAÇÃO FOLHAMAX 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Kickboxing: a arte marcial que transforma vidas e agora projeta Mato Grosso no cenário nacional

Publicados

em

Com técnica, disciplina e espetáculo, o kickboxing está conquistando cada vez mais espaço entre as artes marciais no Brasil. E agora é a vez de Mato Grosso se tornar protagonista nessa história. No dia 30 de agosto, Cuiabá sediará pela primeira vez um evento 100% profissional da modalidade: o MT Warriors Championship, com apoio do Governo do Estado.

A competição será realizada no Palácio das Artes Marciais Iusso Sinohara, ao lado da Arena Pantanal, com entrada gratuita e uma estrutura de padrão internacional. O evento reunirá 12 lutas profissionais, incluindo duas disputas de cinturão reconhecidas pelas principais entidades da modalidade no Brasil e no mundo: a CBKB PRO (Confederação Brasileira de Kickboxing Profissional) e a WAKO PRO (World Association of Kickboxing Organizations).

Mais do que um torneio, o MT Warriors representa um marco simbólico para o kickboxing em Mato Grosso. É o início de uma nova era para a modalidade no estado, que passa a integrar com força o cenário competitivo nacional. Os três atletas de melhor desempenho na noite conquistarão vaga direta no WGP, o maior campeonato de kickboxing da América Latina.

O que é o kickboxing?

O kickboxing é uma arte marcial moderna que combina técnicas do karatê, boxe, taekwondo, muay thai, resultando em um sistema de combate completo, dinâmico e altamente técnico. Nascido no Japão e nos Estados Unidos nas décadas de 1960 e 1970, o esporte rapidamente se difundiu pelo mundo, sendo hoje praticado em mais de 100 países.

Leia Também:  Governador vistoria obras em Cuiabá: "Vamos acabar com esse sofrimento de lama e poeira"

Dentro do ringue, o kickboxing exige velocidade, precisão, equilíbrio, estratégia e resistência. Fora dele, oferece disciplina, autoconfiança, foco, respeito e domínio emocional — valores que fazem do esporte uma verdadeira escola de formação física e moral, especialmente para jovens.

“O kickboxing é muito mais do que uma luta. É uma ferramenta de transformação pessoal e social. Com ele, muitos jovens encontram propósito, autodisciplina e oportunidade de crescimento. Esse evento profissional é um divisor de águas para a modalidade em Mato Grosso”, afirma Mateus Wesley Nogueira Noya, presidente da Federação de Kickboxing do Estado de Mato Grosso (FKBEMT).

Esporte com apoio e reconhecimento

Com premiação recorde de R$ 50 mil, o MT Warriors Championship reforça o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento do esporte de alto rendimento em Mato Grosso. A competição será o maior evento da modalidade já realizado no estado, tanto em estrutura quanto em reconhecimento técnico.

Para o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, David Moura, o apoio do governo tem como objetivo democratizar o acesso ao esporte e dar visibilidade a talentos locais.

Leia Também:  VÍDEO: Barões do tráfico internacional de drogas são alvos da "Operação Contrafluxo" deflagrada na manhã desta quinta-feira, pela Força Integrada de Segurança contra o crime organizado. 14 mandados de prisão prevê e 12 ordens de sequestro de bens estão sendo cumpridos.

“Estamos investindo em estrutura, valorizando os atletas e fortalecendo diversas modalidades. O kickboxing está crescendo no Brasil e Mato Grosso agora faz parte desse movimento. O MT Warriors é o início de um novo ciclo, com mais oportunidades e visibilidade para nossos atletas.”

O evento também marca a reabertura do Palácio das Artes Marciais, que está sendo revitalizado pelo Governo do Estado. O espaço contará com ambiente climatizado, vestiários, arquibancadas, pórtico de entrada, paisagismo e iluminação moderna, reafirmando o compromisso com a qualidade e a segurança das práticas esportivas.

Mato Grosso no caminho da excelência

Além de atletas de Mato Grosso, o MT Warriors contará com competidores do Paraná, São Paulo, Rondônia e Campo Grande, fortalecendo o intercâmbio esportivo entre estados e posicionando Cuiabá como sede de grandes eventos de combate.

“Estamos saindo de um patamar amador para entrar de vez no cenário profissional. Esse evento mostra que é possível, com apoio institucional e dedicação, levar nossos atletas a outro nível”, conclui Mateus Noya.

A pesagem oficial dos atletas será realizada no dia anterior à competição, e a expectativa é de casa cheia, com mais de mil pessoas no Palácio das Artes.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA