MATO GROSSO
Orquestra CirandaMundo inicia temporada 2024 com concerto nesta quarta-feira (06)
MATO GROSSO
Os ingressos custam R$ 2 mais um quilo de alimento não perecível.
O maestro Murilo Alves explicou que a temporada artística deste ano terá apresentações das séries Pantanal, Cerrado, Amazônia e Araguaia, contemplando desde a música popular, sertaneja, rock e a música coral mato-grossense.
“Nossa orquestra transita bastante por esse universo do repertório popular, especialmente da música brasileira. Teremos, por exemplo, músicas de Dominguinhos, Guinga e Villa-Lobos, além de compositores como Bedrich Smetana e Georges Bizet”, afirmou.
A apresentação disponibiliza audiodescrição e intérprete de Libras para acessibilidade de pessoas com deficiência.
Ainda este ano, o Instituto Ciranda planeja a realização de um festival, com participação dos alunos da instituição e músicos mato-grossenses. O evento está previsto para julho.
“Temos uma parceria de longa data com o Instituto Ciranda, pois reconhecemos a importância cultural e social da instituição para promover cidadania por meio da música. Com certeza esta será mais uma temporada artística de muito sucesso, com apresentações que contemplam a cultura regional e com ingressos acessíveis a todos”, destacou o secretário Jefferson Neves.
Instituto Ciranda
Criado em 2003, o Instituto Ciranda desenvolve ações nas áreas de educação e cultura e utiliza a música como ferramenta de cidadania. São mais de 800 alunos atendidos pelos projetos nos polos de Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Rondonópolis, Poconé e Sonora (MS).
Além de aulas práticas, também são ofertados conteúdos teóricos, métodos e partituras. A instituição conta com três orquestras para aprendizes em diferentes níveis: Cirandinha, Primeira Ciranda e CirandaMundo.
Nesses 20 anos de atuação, são mais de 20 mil alunos, e hoje muitos atuam profissionalmente em orquestras, escolas e outras organizações musicais no Brasil e o mundo. (Com informações da Assessoria)
Serviço
Orquestra CirandaMundo – Concerto de Abertura da Temporada 2024
Data: 06.03
Local: Cine Teatro Cuiabá
Horário: 20h00
Valor: R$ 2,00 + 1kg de alimento não perecível
Ponto de troca dos ingressos: sede do Instituto Ciranda – Casa de Bembem, Rua Barão de Melgaço, número 3963, Centro Norte, Cuiabá
Outras informações pelo site: https://www.institutociranda.org.br e Instagram: @institutociranda
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.