Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Palestra de Geraldo Rufino atrai mais de mil pessoas durante ‘Expoecos 2023’

Publicados

MATO GROSSO

A palestra com o empresário, ex-catador de latinhas, Geraldo Rufino, promovida pelo Sistema Fecomércio-MT, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT), foi a atração principal do segundo dia do Encontro Centro-Oeste dos Supermercadistas, Atacadistas, Distribuidores, Indústria e Food Service (ExpoEcos), edição 2023, em Cuiabá, atraindo mais de mil pessoas.

A apresentação desta quarta-feira (16), qualificada pelo palestrante como um ‘papo reto’, motivou os empresários presentes com o relato da sua trajetória de empreendedorismo. De origem periférica, o fundador da JR Diesel, maior empresa da América Latina em reciclagem e desmontagem de veículos, se apoiou nos valores ensinados pela família para alcançar seus objetivos.

Da plateia, o vice-presidente do Sistema Fecomércio-MT, Sebastião dos Reis Gonçalves (Tião da Zaeli), e o diretor regional do Senac-MT, Edson Dahmer, prestigiaram a palestra. “Foi uma excelente oportunidade para os comerciantes, empresários e trabalhadores do setor supermercadista atacadista e varejista se conectarem com uma trajetória de superação, empreendedorismo e de transformar cada desafio em uma oportunidade de crescimento. O público ainda pôde absorver as práticas aplicáveis ou adaptáveis aos seus modelos de negócios”, definiu Dahmer.

Disciplina, resiliência e persistência são alguns dos valores citados por Rufino como indispensáveis. A felicidade intrínseca nas pequenas coisas e o prazer genuíno no trabalho também foram destacados.  “Não trabalho porque eu preciso, trabalho porque gosto. Meus funcionários e colegas são minha família e essa relação também requer cuidado”, afirmou ele.

Leia Também:  Fogo destrói ônibus do transporte coletivo em bairro de Cuiabá

Realçando a importância das mulheres para os negócios, o empreendedor admitiu que, apesar de ter frequentado a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, as principais lições sobre gestão foram ensinadas por sua mãe. “Eram poucos recursos para muitas pessoas. A gestão era essencial para nossa família e essa lição eu nunca me esqueci”, relatou emocionado o palestrante.

Sobre suas sucessivas falências nos negócios, ele contestou. “Eu não perdi tudo, eu fiquei sem dinheiro. Nunca deixei de me levantar pela manhã com um sorriso largo e buscar o que está no horizonte, sem me abalar com o que ficou para trás”, disse. Com seu inabalável bom humor, Geraldo Rufino foi ovacionado de pé pela plateia do ‘ExpoEcos 2023’ após uma hora de palestra.

 

Sistema Fecomércio-MT

O Senac-MT recheou a programação da feira com diversas oportunidades de aprendizado. Nesta quarta-feira (16), além da palestra, a instituição promoveu dois workshops e uma aula-show voltadas aos universos da gastronomia e tecnologia para a área alimentícia.

A aula-show ‘Técnicas de Cortes de Carne’ ofereceu novas perspectivas aos empresários do setor de food service. Simultaneamente, o workshop ‘Realidade Virtual e Capacitação: Simulador de Empilhadeira’ aplicou os conceitos da tecnologia de ponta para contribuir na capacitação de mão-de-obra para varejistas e supermercadistas. Por fim, o workshop ‘Ciência de Dados para o Comércio: transformando informações em lucros’ encerrou o dia com valiosas lições sobre armazenamento, tratamento e uso dos indicadores do negócio.

Leia Também:  Duas apostas de Cuiabá faturam juntas mais de R$ 538 mil em sorteio da Mega-Sena

O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) também está presente no ExpoEcos 2023 com o Espaço do Artesanato. Por toda a duração do evento, artigos produzidos por artesãos mato-grossenses que retratam a cultura local podem ser prestigiados e adquiridos no local. Interessados em conferir mais produtos podem visitar as lojas situadas no Sesc Arsenal, em Cuiabá, e Sesc Rondonópolis.

O Sistema Fecomércio-MT possui um stand integrado na feira de negócios, onde empresários e visitantes podem conhecer mais sobre os produtos e serviços prestados pelas entidades e fortalecer a relação com representantes do Sesc-MT, Senac-MT, Fecomércio-MT e Instituto de Pesquisa e Análise da federação (IPF-MT).

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Kickboxing: a arte marcial que transforma vidas e agora projeta Mato Grosso no cenário nacional

Publicados

em

Com técnica, disciplina e espetáculo, o kickboxing está conquistando cada vez mais espaço entre as artes marciais no Brasil. E agora é a vez de Mato Grosso se tornar protagonista nessa história. No dia 30 de agosto, Cuiabá sediará pela primeira vez um evento 100% profissional da modalidade: o MT Warriors Championship, com apoio do Governo do Estado.

A competição será realizada no Palácio das Artes Marciais Iusso Sinohara, ao lado da Arena Pantanal, com entrada gratuita e uma estrutura de padrão internacional. O evento reunirá 12 lutas profissionais, incluindo duas disputas de cinturão reconhecidas pelas principais entidades da modalidade no Brasil e no mundo: a CBKB PRO (Confederação Brasileira de Kickboxing Profissional) e a WAKO PRO (World Association of Kickboxing Organizations).

Mais do que um torneio, o MT Warriors representa um marco simbólico para o kickboxing em Mato Grosso. É o início de uma nova era para a modalidade no estado, que passa a integrar com força o cenário competitivo nacional. Os três atletas de melhor desempenho na noite conquistarão vaga direta no WGP, o maior campeonato de kickboxing da América Latina.

O que é o kickboxing?

O kickboxing é uma arte marcial moderna que combina técnicas do karatê, boxe, taekwondo, muay thai, resultando em um sistema de combate completo, dinâmico e altamente técnico. Nascido no Japão e nos Estados Unidos nas décadas de 1960 e 1970, o esporte rapidamente se difundiu pelo mundo, sendo hoje praticado em mais de 100 países.

Leia Também:  Fogo destrói ônibus do transporte coletivo em bairro de Cuiabá

Dentro do ringue, o kickboxing exige velocidade, precisão, equilíbrio, estratégia e resistência. Fora dele, oferece disciplina, autoconfiança, foco, respeito e domínio emocional — valores que fazem do esporte uma verdadeira escola de formação física e moral, especialmente para jovens.

“O kickboxing é muito mais do que uma luta. É uma ferramenta de transformação pessoal e social. Com ele, muitos jovens encontram propósito, autodisciplina e oportunidade de crescimento. Esse evento profissional é um divisor de águas para a modalidade em Mato Grosso”, afirma Mateus Wesley Nogueira Noya, presidente da Federação de Kickboxing do Estado de Mato Grosso (FKBEMT).

Esporte com apoio e reconhecimento

Com premiação recorde de R$ 50 mil, o MT Warriors Championship reforça o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento do esporte de alto rendimento em Mato Grosso. A competição será o maior evento da modalidade já realizado no estado, tanto em estrutura quanto em reconhecimento técnico.

Para o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, David Moura, o apoio do governo tem como objetivo democratizar o acesso ao esporte e dar visibilidade a talentos locais.

Leia Também:  Companhia Raio da PM prende homem com 200 porções de maconha em Cuiabá

“Estamos investindo em estrutura, valorizando os atletas e fortalecendo diversas modalidades. O kickboxing está crescendo no Brasil e Mato Grosso agora faz parte desse movimento. O MT Warriors é o início de um novo ciclo, com mais oportunidades e visibilidade para nossos atletas.”

O evento também marca a reabertura do Palácio das Artes Marciais, que está sendo revitalizado pelo Governo do Estado. O espaço contará com ambiente climatizado, vestiários, arquibancadas, pórtico de entrada, paisagismo e iluminação moderna, reafirmando o compromisso com a qualidade e a segurança das práticas esportivas.

Mato Grosso no caminho da excelência

Além de atletas de Mato Grosso, o MT Warriors contará com competidores do Paraná, São Paulo, Rondônia e Campo Grande, fortalecendo o intercâmbio esportivo entre estados e posicionando Cuiabá como sede de grandes eventos de combate.

“Estamos saindo de um patamar amador para entrar de vez no cenário profissional. Esse evento mostra que é possível, com apoio institucional e dedicação, levar nossos atletas a outro nível”, conclui Mateus Noya.

A pesagem oficial dos atletas será realizada no dia anterior à competição, e a expectativa é de casa cheia, com mais de mil pessoas no Palácio das Artes.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA