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Para fomentar o setor cultural, Sebrae seleciona municípios para receber consultorias especializadas

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Com o objetivo de fomentar o setor cultural, o Polo de Referência Nacional em Economia Criativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e, por meio do projeto “Crie Políticas Públicas”, abriu um chamamento público para selecionar municípios interessados em receber consultorias técnicas para operacionalizar a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), criada para fortalecer o setor cultural. As inscrições estão abertas até o dia 15 de abril.

A iniciativa, que visa auxiliar dirigentes municipais de cultura em todo o Brasil, busca criar um ambiente favorável à implementação de políticas públicas com foco nos negócios criativos. Ao todo, o Sebrae vai selecionar 200 municípios para receber os serviços on-line de assistência gratuita, garantindo que cada estado tenha, no mínimo, três cidades contempladas.

As ações serão desenvolvidas entre abril e setembro, período em que os gestores municipais terão acesso a apoio técnico customizado, além de orientações coletivas e individuais sobre a implementação de políticas municipais de fomento à cultura relacionadas à Lei Paulo Gustavo, ao PNAB e à implementação do Sistema Municipal de Cultura.

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De acordo com a gerente de Competitividade do Sebrae/MT, Denise Pimpim, a dinâmica é abrangente e engloba diversos processos, como diagnóstico, plano de ação e orientações para elaboração e execução de editais, instruções para o monitoramento dos projetos selecionados e para a prestação de contas dos municípios junto ao governo federal. Ela destaca que o atendimento técnico aos municípios será estruturado, com duração total de 15 horas. Na visão da gestora, a iniciativa é fundamental para desenvolver negócios no setor cultural, que enfrenta desafios como a falta de capacitação em gestão

“Muitos profissionais da cultura têm grande talento artístico, mas pouca formação em áreas como administração, marketing e captação de recursos. Isso também traz empecilhos como a limitação no acesso a financiamento, a falta de sustentabilidade financeira e dificuldades na digitalização. Além disso, em alguns casos a baixa valorização e reconhecimento da cultura local trava a expansão para novos mercados”, avalia Denise Pimpim.

Para conferir os requisitos e participar da seleção, clique AQUI para acessar o edital da chamada pública.

https://sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/SP/Trabalhe%20Conosco/CHAMADA%20P%C3%9ABLICA%20n%C2%BA%20002-25%20-%20Minuta%20do%20Edital%20e%20seus%20anexos.pdf

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Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

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Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.

A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.

“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.

Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.

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Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.

“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.

Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.

O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.

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