MATO GROSSO
Parceria com Embaixada da França no Brasil e UFMT abre oportunidade para estudantes da rede pública Municipal
MATO GROSSO
A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado recebeu na tarde da última quinta-feira (15), a adida de Cooperação Educativa da Embaixada da França no Brasil, Hélène Ducret. Durante a reunião foi discutida a possibilidade de uma parceria envolvendo a Embaixada da França, a Universidade Federal de Mato Grosso e a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, para formação de professores no ensino da língua francesa.
Durante o encontro Edilene Machado contou que na Escola de Tempo Integral, EMEB Prof.ª Francisca Figueiredo Arruda Martins, localizada no bairro El Dourado é ofertado o ensino da língua inglesa para os 449 estudantes da Pré-Escola até os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, 1º, 2º, 3º e 4º Ano, atendidos na unidade educacional.
“A ideia é de que possamos iniciar um projeto piloto, onde os professores formados por meio do programa da Embaixada Francesa, na Universidade Federal de Mato Grosso, possam fazer seu estágio nas Unidades de Tempo Integral ou que ofereçam atividades no contraturno”, explicou a secretária Municipal de Educação.
A princípio o projeto seria desenvolvido em duas unidades, as escolas municipais Prof.ª Francisca Figueiredo Arruda Martins e Prof.ª Maria Dimpina Lobo Duarte.
“Quando estabelecemos diálogos importantes como o que mantivemos com a representante da Embaixada da França no Brasil e a Universidade Federal de Mato Grosso, avançamos na implantação do ensino de línguas estrangeiras em nossas escolas, abrindo portas para que nossos estudantes acessem grandes oportunidades no Brasil e no mundo”, ressaltou Edilene Machado.
Hélène Ducret disse que a parceria visa melhorar e ampliar a cooperação educativa e linguística entre a França e o Brasil a nível federal, dos estados e das Secretarias Municipais de Educação responsáveis pela Educação Básica. “Os meninos pequenos tem a curiosidade em relação ao mundo e tem a capacidade de aprender muito e porque representam o nosso futuro. A cooperação educativa e linguística pode ser voltada à formação dos formadores, dos professores mediante formação a distância e também presencial no Brasil e na França, por meio de ciclo de formações. Esse eixo de cooperação abrange projetos pedagógicos e didáticos para ajudar os professores de francês que queiram fomentar iniciativas inovadores dentro das salas de aulas”, destacou.
Marta Covezzi, coordenadora do Curso de Graduação de Letras, Português e Francês da Universidade Federal de Mato Grosso disse que “a parceria pode proporcionar um aprofundamento na formação dos professores e, aos estudantes da rede pública municipal a de aprender mais um idioma”, salientou.
Participaram da reunião o diretor de Gestão Educacional, Marco Antônio Alves Braga, a coordenadora técnica de Ensino, Elijane Gonçalves Lopes, a coordenadora de Formação, Eliane Quinhone, o coordenador de Organização Curricular, Jairo Pereira de Souza e a presidente da Associação de Professores de Francês do Estado de Mato Grosso, Suze Silva Oliveira.


MATO GROSSO
Hospitais privados e filantrópicos de MT poderão atender pacientes do SUS para abater dívidas federais

Equipe técnica do Ministério da Saúde apresentou nesta terça-feira (02), a representantes e gestores de hospitais e clínicas particulares e hospitais filantrópicos, o programa Agora Tem Especialista, do Governo Federal, que permitirá que essas entidades atendam pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em troca de créditos financeiros para abatimento de dívidas federais. Durante a reunião, que aconteceu no auditório do Sindicato das Empresas de Saúde de Mato Grosso (Sindessmat), foi apresentado as especificações para que os hospitais possam participar do programa.
De acordo com o Ministério da Saúde, o programa foi criado com objetivo de reduzir as filas de espera no SUS e permitir que hospitais privados e filantrópicos possam oferecer atendimento gratuito a pacientes do SUS em troca de créditos financeiros para abatimento de dívidas federais. O assessor institucional para assuntos federativos da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Adalberto Fulgêncio dos Santos Junior reforçou que o programa visa ampliar o atendimento médico para melhorar o fluxo de cirurgias eletivas e de consultas especializadas.
“É uma movimentação muito vantajosa para os dois lados. Para os hospitais você pode ter vantagem de ter o CND, ou seja, ficar limpo na praça e a possibilidade de prestar serviço sem uma habilitação, com o processo normal, ordinário de habilitação, e ainda criar um vínculo com o SUS. Aquela instituição que se interessou em participar do programa procure o Sindessmat, o primeiro encaminhamento é esse, e vamos averiguar caso a caso, mas sabemos que na maioria deles é bem vantajosa fazer essa transação tributária.”
A diretora executiva do Sindessmat, Patrícia West, destacou o papel do Sindicato em reunir os principais players da saúde privada no estado e o interesse das entidades em contribuir com o programa do Governo.
“Tivemos um auditório lotado, isso mostra o interesse das entidades em participarem do programa e vontade de estarem regulares perante sua situação tributária. O Sindessmat neste momento vai ser um importante elo entre o setor público e privado e vai dar encaminhamento àquelas entidades que queiram aderir ao programa e atender pacientes do SUS”, pontuou Patrícia.
“É uma oportunidade também das entidades conseguirem a certidão negativa, renegociar seus débitos e abrir as portas para criar esse relacionamento com o setor público. É um pontapé inicial para uma parceria importante para aquelas empresas que optarem por fazer a adesão ao programa e o sindicato está à disposição para fazer esse elo com o Ministério da Saúde”, completou
Para o deputado Lúdio Cabral, que também participou da reunião, o Agora Tem Especialista é uma oportunidade ímpar para que o Governo consiga acelerar os atendimentos e com um padrão de qualidade muito alto à população.
“O Brasil tem um problema sério, que é o tempo de espera da população para ter acesso a consultas com especialistas, a exames complementares especializados e às cirurgias. Então, a rede de atendimento à população precisa de mais agilidade para dar conta disso e ela precisa ser ampliada, então o objetivo do Ministério da Saúde é ampliar a oferta de serviços nessas áreas, por meio de várias estratégias e da parceria com o setor privado”, pontuou Cabral.
-
MATO GROSSO7 dias atrás
FPA-MT quer agenda com governador para apontar falhas no sistema CAR 2.0
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Sebrae/MT promove AI Tour para capacitar líderes e empreendedores em Inteligência Artificial
-
MATO GROSSO15 horas atrás
Hospitais privados e filantrópicos de MT poderão atender pacientes do SUS para abater dívidas federais
-
MATO GROSSO15 horas atrás
AACCMT destaca a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil