MATO GROSSO
Parceria com Embaixada da França no Brasil e UFMT abre oportunidade para estudantes da rede pública Municipal
MATO GROSSO
A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado recebeu na tarde da última quinta-feira (15), a adida de Cooperação Educativa da Embaixada da França no Brasil, Hélène Ducret. Durante a reunião foi discutida a possibilidade de uma parceria envolvendo a Embaixada da França, a Universidade Federal de Mato Grosso e a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, para formação de professores no ensino da língua francesa.
Durante o encontro Edilene Machado contou que na Escola de Tempo Integral, EMEB Prof.ª Francisca Figueiredo Arruda Martins, localizada no bairro El Dourado é ofertado o ensino da língua inglesa para os 449 estudantes da Pré-Escola até os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, 1º, 2º, 3º e 4º Ano, atendidos na unidade educacional.
“A ideia é de que possamos iniciar um projeto piloto, onde os professores formados por meio do programa da Embaixada Francesa, na Universidade Federal de Mato Grosso, possam fazer seu estágio nas Unidades de Tempo Integral ou que ofereçam atividades no contraturno”, explicou a secretária Municipal de Educação.
A princípio o projeto seria desenvolvido em duas unidades, as escolas municipais Prof.ª Francisca Figueiredo Arruda Martins e Prof.ª Maria Dimpina Lobo Duarte.
“Quando estabelecemos diálogos importantes como o que mantivemos com a representante da Embaixada da França no Brasil e a Universidade Federal de Mato Grosso, avançamos na implantação do ensino de línguas estrangeiras em nossas escolas, abrindo portas para que nossos estudantes acessem grandes oportunidades no Brasil e no mundo”, ressaltou Edilene Machado.
Hélène Ducret disse que a parceria visa melhorar e ampliar a cooperação educativa e linguística entre a França e o Brasil a nível federal, dos estados e das Secretarias Municipais de Educação responsáveis pela Educação Básica. “Os meninos pequenos tem a curiosidade em relação ao mundo e tem a capacidade de aprender muito e porque representam o nosso futuro. A cooperação educativa e linguística pode ser voltada à formação dos formadores, dos professores mediante formação a distância e também presencial no Brasil e na França, por meio de ciclo de formações. Esse eixo de cooperação abrange projetos pedagógicos e didáticos para ajudar os professores de francês que queiram fomentar iniciativas inovadores dentro das salas de aulas”, destacou.
Marta Covezzi, coordenadora do Curso de Graduação de Letras, Português e Francês da Universidade Federal de Mato Grosso disse que “a parceria pode proporcionar um aprofundamento na formação dos professores e, aos estudantes da rede pública municipal a de aprender mais um idioma”, salientou.
Participaram da reunião o diretor de Gestão Educacional, Marco Antônio Alves Braga, a coordenadora técnica de Ensino, Elijane Gonçalves Lopes, a coordenadora de Formação, Eliane Quinhone, o coordenador de Organização Curricular, Jairo Pereira de Souza e a presidente da Associação de Professores de Francês do Estado de Mato Grosso, Suze Silva Oliveira.


MATO GROSSO
Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica

Nesta quinta-feira (10), os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (Conceel-EMT) participaram de uma capacitação sobre a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que entrou em vigor no dia 5 de julho. A Medida Provisória nº 1.300/2025 ampliou o alcance do benefício em todo o país, permitindo que famílias de baixa renda tenham acesso a descontos de até 100% no consumo de energia elétrica.
Durante o encontro, foram apresentados os critérios atualizados para o enquadramento na Tarifa Social, os benefícios garantidos pela nova regulamentação, além de orientações sobre como realizar o cadastro e tirar dúvidas dos usuários. A capacitação foi ministrada pelo gerente comercial da Energisa, Roberto Vieira de Carvalho.
“Foi muito importante estar com o time de conselheiros falar sobre a ampliação da desta isenção – somente em Mato Grosso 209 mil famílias já têm direito a esse benefício e ainda há mais 200 mil que podem fazer parte, desde que estejam com os dados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atualizado”, disse.
De acordo com as novas regras, clientes com renda por pessoa de até meio salário-mínimo e consumo de até 80 KW/h podem ter isenção total no consumo de energia. A medida alcança também famílias indígenas, quilombolas e clientes com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em todos os casos, os clientes só serão cobrados pelo consumo de energia que exceder os 80 KW/h.
Para o vice-presidente do Conceel-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a capacitação é fundamental para garantir que a população tenha acesso a informações claras e corretas sobre seus direitos.
“A nova Tarifa Social é um avanço importante para a população mais vulnerável. Nosso papel como conselho é fiscalizar, orientar e garantir que esse benefício chegue a quem realmente precisa”, destacou.
A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, indígenas, quilombolas e beneficiários de programas sociais. Com a atualização das regras, o objetivo é ampliar o acesso ao benefício e garantir maior justiça social na cobrança de energia elétrica.
Sobre o Conceel-EMT
O Conceel-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.
-
AGRONEGÓCIO3 dias atrás
Contagem regressiva para a “noite das patroas” na 57ª Expoagro de Cuiabá: Ana Castela e Maiara & Maraísa prometem show inesquecível
-
MATO GROSSO3 dias atrás
DIA MUNDIAL DA PELE: SUA PELE FALA, E MERECE SER OUVIDA
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Visitantes e trabalhadores da Expoagro contarão com estrutura de atendimento médico avançada do Hospital H.Bento
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Fórum Agro MT solicita suspensão do sistema CAR 2.0
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Inteligência Artificial avança entre os pequenos negócios em MT, mas ainda enfrenta barreiras
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Essence Urbanismo apresenta o empreendimento Bella Vita durante a 57ª Expoagro, em Cuiabá
-
ARTIGOS3 dias atrás
Impactos da LGPD nas relações de trabalho e empresariais
-
MATO GROSSO16 horas atrás
Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica