Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Parceria entre SES e Unicef capacita agentes indígenas de saúde em MT

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) participou da ação de promoção da Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância, módulo comunitário, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com a Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), entre os dias 25 e 29 de março, em Sangradouro (região indígena do município de General Carneiro).

O encontro contou com o apoio de lideranças indígenas da região e teve o objetivo de tratar da Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) e dos desafios comunitários em relação à mortalidade infantil.

A coordenadora de Saúde Bucal da SES, Andrea Coelho, explicou que a ação é uma forma de conscientizar a comunidade indígena.

“Essa é uma estratégia primordial na prevenção da mortalidade infantil, neonatal e materna, realizada por meio da capacitação de agentes que atuam junto à comunidade. Durante o encontro, foram trabalhados temas cotidianos da comunidade e o desenvolvimento de suas habilidades. A ação ainda possibilitou que os participantes pudessem tirar dúvidas sobre o tema e destacou os sinais de perigo que podem ser observados durante o seu trabalho”, afirmou.

Leia Também:  Mato Grosso expõe potencial turístico na maior feira de pesca do país

Segundo a coordenadora, a estratégia utilizada na capacitação é focada na redução da mortalidade infantil no Brasil por meio de ações concretas enfatizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelos Agentes Indígenas de Saúde (AIS), que reforçam as ações entre as equipes e a população.

O encontro contou ainda com uma oficina direcionada ao AIDPI Comunitário, realizada de forma interinstitucional, conduzida pelos institutos, com atuação do Distrito Sanitário Especial Indígena Xavante (DSEI Xavante).  

Atenção Integrada

Constituída por três pilares básicos, a Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) se fundamenta na capacitação de recursos humanos no nível primário de atenção à saúde, com a consequente melhoria da qualidade da assistência prestada na comunidade onde é fomentada.

Em segundo pilar, abriga a reorganização dos serviços de saúde, como forma de potencializar sua atuação. Através da educação em saúde, a AIDPI potencializa a participação de todos na identificação, condução e resolução dos problemas de saúde na infância.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica

Publicados

em

Nesta quinta-feira (10), os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (Conceel-EMT) participaram de uma capacitação sobre a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que entrou em vigor no dia 5 de julho. A Medida Provisória nº 1.300/2025 ampliou o alcance do benefício em todo o país, permitindo que famílias de baixa renda tenham acesso a descontos de até 100% no consumo de energia elétrica.

Durante o encontro, foram apresentados os critérios atualizados para o enquadramento na Tarifa Social, os benefícios garantidos pela nova regulamentação, além de orientações sobre como realizar o cadastro e tirar dúvidas dos usuários. A capacitação foi ministrada pelo gerente comercial da Energisa, Roberto Vieira de Carvalho.

“Foi muito importante estar com o time de conselheiros falar sobre a ampliação da desta isenção – somente em Mato Grosso 209 mil famílias já têm direito a esse benefício e ainda há mais 200 mil que podem fazer parte, desde que estejam com os dados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atualizado”, disse.

Leia Também:  VÍDEO: Presidente da Câmara Municipal de Cuiabá garantiu recursos para o Festival de Siriri

De acordo com as novas regras, clientes com renda por pessoa de até meio salário-mínimo e consumo de até 80 KW/h podem ter isenção total no consumo de energia. A medida alcança também famílias indígenas, quilombolas e clientes com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em todos os casos, os clientes só serão cobrados pelo consumo de energia que exceder os 80 KW/h.

Para o vice-presidente do Conceel-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a capacitação é fundamental para garantir que a população tenha acesso a informações claras e corretas sobre seus direitos.

“A nova Tarifa Social é um avanço importante para a população mais vulnerável. Nosso papel como conselho é fiscalizar, orientar e garantir que esse benefício chegue a quem realmente precisa”, destacou.

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, indígenas, quilombolas e beneficiários de programas sociais. Com a atualização das regras, o objetivo é ampliar o acesso ao benefício e garantir maior justiça social na cobrança de energia elétrica.

Leia Também:  SES capacita profissionais de saúde para atuarem como doutores palhaços em hospitais

Sobre o Conceel-EMT

O Conceel-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA