MATO GROSSO
Paulo Araújo diz que Vanderlúcio entregou comando do PP e sigla deve integrar projeto de oposição a Emanuel
MATO GROSSO
O deputado estadual Paulo Araújo afirmou que o presidente da Arsec, Vanderlúcio Rodrigues, manifestou desejo de deixar o comando do Progressistas em Cuiabá e que o partido deverá construir um projeto para a Prefeitura da Capital, em 2024, na oposição ao atual prefeito, Emanuel Pinheiro (MDB).
Paulo reconheceu que a sigla reúne diversos aliados de Emanuel, mas ponderou que uma outra ala – assim como ele – pretende seguir outro rumo. “Nós ainda não organizamos a Executiva aqui em Cuiabá, o Vanderlucio manifestou que quer sair da Presidência do partido e agora nós devemos nos sentar com o Neri pra iniciar esse debate”, afirmou na última quarta-feira (1º).
O Progressistas acabou perdendo espaço no ano passado e ficou com uma cadeira a menos na Assembleia Legislativa, além de não eleger nenhum deputado federal e nem senador. Em Cuiabá, a sigla está dividida entre um grupo que integra a gestão de Pinheiro e uma outra ala liderada por Araújo, que atualmente é aliado político do governador Mauro Mendes (UNIÃO).
As maiores lideranças da legenda também têm opiniões divergentes. Enquanto Blairo Maggi também tem uma proximidade maior com o governador do Estado, Neri Geller – que preside a sigla a nível estadual – se aproximou de Emanuel no ano passado. Na Câmara de Cuiabá, atualmente, a sigla mantém duas cadeiras.
OLHAR DIRETO
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.