Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Peças de algodão orgânico colorido produzido por indígenas Bakairi com auxílio da Empaer são expostas em Londres

Publicados

MATO GROSSO

O resultado da produção de algodão orgânico colorido pelas mulheres indígenas Bakairi nos municípios de Paranatinga e Planalto da Serra está sendo divulgado na exposição “Brasil cria moda para o amanhã – Brazil Creating Fashion for tomorrow”, nesta semana na Embaixada do Brasil, em Londres. O evento faz parte da programação do London Fashion Week, que começou na sexta-feira (15.09) e segue até esta terça-feira (19.09).

Esse trabalho envolvendo os indígenas vem sendo desenvolvido desde novembro de 2021 entre a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) com a startup FarFarm – por meio do projeto Renner: Pesquisa e Desenvolvimento de Algodão Agroflorestal no Cerrado.

Na prática, a Empaer presta assistência técnica às indígenas no fomento da produção de sementes de algodão orgânico colorido e auxilia na melhoria da qualidade das peças produzidas e comercializadas pelas lojas Renner.

O técnico da Empaer José Carlos Pinheiro da Silva explicou que as variedades agroecológicas foram melhoradas, adaptadas ao clima e solo da região, mais produtivas, de porte baixo, resistente a pragas e doenças se comparado com a atualmente cultivada o arbóreo tradicional crioula.

Leia Também:  Aos 82 anos, idoso que só cursou até a 4ª série volta a estudar com programa do Governo de MT

“O algodão orgânico colorido cresce como árvore. Na região, as mulheres indígenas já produziam redes, tapetes e outros artesanatos. A parceria com a FarFarm veio para consolidar e gerar renda as indígenas Bakairi”, afirmou.

Sobre a Farfarm

A startup atua no desenho de estratégias para negócios de impacto baseados no potencial natural de produtos agrícolas, concentrada em promover desenvolvimento social em seus processos.

Proteção da biodiversidade

A Lojas Renner (LREN3) foi a primeira varejista de moda do Brasil a aderir ao compromisso do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Entre os objetivos focados em proteção da biodiversidade, como o enfrentamento de mudanças climáticas e preservação de recursos naturais essenciais para a humanidade, a companhia firmou uma parceria para capacitação de agricultores.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  Trânsito no Portão do Inferno está liberado em meia pista para veículos leves

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA