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Percentual de mulheres beneficiadas com editais da Cultura em MT dobrou na atual gestão, destaca secretário adjunto

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O secretário adjunto de Cultura de Mato Grosso, Jan Moura, apresentou números que mostram a inclusão de grupos considerados minorias nos editais da cultura promovidos pelo Estado, durante o 1º Fórum Internacional: Cultura, Sustentabilidade e Cidadania Climática, realizado nesta semana, em Belém (PA). Ao todo, 54% dos beneficiados nas seleções públicas são mulheres, e, entre os 46% dos homens atendidos, 64,5% são negros. Até 2019, antes da reformulação realizada pela atual gestão, 70% dos beneficiados eram homens brancos.

“Estamos fazendo realmente um trabalho de equidade tão desafiador como qualquer outro. Antes da começarmos essa política mais afirmativa, os critérios desqualificavam e desiquilibravam os processos de concorrência. Ainda temos muitos desafios, mas trabalhamos para melhorar e já estamos orgulhosos dos resultados e dos caminhos que a gente tem trilhado”, destacou o secretário.

Moura destacou que, neste ano, Mato Grosso lançou o observatório cultural com objetivo de integrar o Estado ao Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais.

“Estamos construindo um sistema de mapeamento e de georreferenciamento. Tentando entender como vamos fazer essa virada também nas observações dos nossos indicadores. Então, com ações afirmativas equilibramos o processo, já que antes não havia política de inclusão das populações polarizadas e hoje buscamos trabalhar na atuação de diversos segmentos”, pontuou.

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A cultura é a principal política pública, pois é capaz de dialogar com a saúde, meio ambiente, educação, segurança pública, moradia e a agricultura, pontuou Moura.

“Não se trata necessariamente do lançamento de um edital, às vezes é trabalhar uma organização social que capacita a gestão desses territórios em diálogos e em construção. São programas específicos e de aceleração, como na economia criativa, que vamos tentando entender a nossa atuação nas suas mais diversas diferenças”, sugeriu.

O fórum que contou com a participação da ministra da Cultura, Margareth Menezes, antecedeu a Cúpula da Amazônia – IV Reunião de Presidentes dos Estados Partes no Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e referendou uma carta de secretários e secretárias de Cultura da Amazônia Legal.

O evento aconteceu no Teatro Estação Gasômetro, na capital paraense, e reuniu lideranças, ativistas e pensadores de todo o mundo.

Fonte: Governo MT – MT

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Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

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Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.

A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.

“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.

Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.

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Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.

“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.

Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.

O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.

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