Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Percentual de mulheres beneficiadas com editais da Cultura em MT dobrou na atual gestão, destaca secretário adjunto

Publicados

MATO GROSSO

O secretário adjunto de Cultura de Mato Grosso, Jan Moura, apresentou números que mostram a inclusão de grupos considerados minorias nos editais da cultura promovidos pelo Estado, durante o 1º Fórum Internacional: Cultura, Sustentabilidade e Cidadania Climática, realizado nesta semana, em Belém (PA). Ao todo, 54% dos beneficiados nas seleções públicas são mulheres, e, entre os 46% dos homens atendidos, 64,5% são negros. Até 2019, antes da reformulação realizada pela atual gestão, 70% dos beneficiados eram homens brancos.

“Estamos fazendo realmente um trabalho de equidade tão desafiador como qualquer outro. Antes da começarmos essa política mais afirmativa, os critérios desqualificavam e desiquilibravam os processos de concorrência. Ainda temos muitos desafios, mas trabalhamos para melhorar e já estamos orgulhosos dos resultados e dos caminhos que a gente tem trilhado”, destacou o secretário.

Moura destacou que, neste ano, Mato Grosso lançou o observatório cultural com objetivo de integrar o Estado ao Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais.

“Estamos construindo um sistema de mapeamento e de georreferenciamento. Tentando entender como vamos fazer essa virada também nas observações dos nossos indicadores. Então, com ações afirmativas equilibramos o processo, já que antes não havia política de inclusão das populações polarizadas e hoje buscamos trabalhar na atuação de diversos segmentos”, pontuou.

Leia Também:  Detran orienta motoristas sobre o que fazer caso a placa do veículo seja danificada ou perdida

A cultura é a principal política pública, pois é capaz de dialogar com a saúde, meio ambiente, educação, segurança pública, moradia e a agricultura, pontuou Moura.

“Não se trata necessariamente do lançamento de um edital, às vezes é trabalhar uma organização social que capacita a gestão desses territórios em diálogos e em construção. São programas específicos e de aceleração, como na economia criativa, que vamos tentando entender a nossa atuação nas suas mais diversas diferenças”, sugeriu.

O fórum que contou com a participação da ministra da Cultura, Margareth Menezes, antecedeu a Cúpula da Amazônia – IV Reunião de Presidentes dos Estados Partes no Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e referendou uma carta de secretários e secretárias de Cultura da Amazônia Legal.

O evento aconteceu no Teatro Estação Gasômetro, na capital paraense, e reuniu lideranças, ativistas e pensadores de todo o mundo.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Lojas Bebel apresenta sua primeira coleção de fabricação própria regional no Cuiabá Fashion Week

Publicados

em

A moda Plus Size de Cuiabá ganha um novo e importante capítulo neste sábado (15), com a participação das Lojas Bebel no Cuiabá Fashion Week, evento que acontece às 19h30, na Sala VIP da Arena Pantanal.

Desta vez, a Bebel vai subir à passarela com um motivo a mais para comemorar: a marca vai apresentar ao público sua primeira coleção de fabricação própria em Cuiabá, um marco para o segmento Plus Size e para a moda local.

Durante anos, a empresária Herika Nayllon, fundadora e proprietária das Lojas Bebel, precisou viajar constantemente para São Paulo e Goiânia em busca de peças exclusivas e com o caimento ideal para o público Plus Size. Em algumas ocasiões, chegou até a fabricar parte das coleções fora do estado, sempre com o objetivo de oferecer qualidade e estilo às suas clientes.

Agora, esse sonho se tornou realidade. A produção própria da Bebel foi instalada em Cuiabá, dentro da loja localizada na Rua Pedro Celestino, consolidando um passo importante na história da marca.

“Trazer nossa fabricação para dentro de casa é uma conquista enorme. Sempre quis produzir em Cuiabá, gerar oportunidades aqui e oferecer às nossas clientes peças únicas, com o carinho e o olhar de quem entende o universo Plus Size”, destaca Herika Nayllon.

Leia Também:  Governo refaz projetos e retoma obras do Novo Hospital Universitário

A coleção que será desfilada no Cuiabá Fashion Week é totalmente desenvolvida e confeccionada em Cuiabá, marcando uma nova fase da Bebel, mais próxima, mais autêntica e ainda mais conectada às mulheres reais.

Além de ser um momento de celebração da moda, o desfile também apresenta ao público as novidades que chegam às vitrines da loja para o fim de ano, com looks exclusivos e pensados especialmente para valorizar todos os corpos e estilos.

Com essa conquista, a Bebel reforça seu compromisso em representar e empoderar o público Plus Size, mostrando que a moda inclusiva também é sinônimo de elegância, atitude e autoestima.

Mais informações:

Evento: Cuiabá Fashion Week
Data: Sábado, 15 de novembro
Horário: 20h
Local: Sala VIP – Arena Pantanal
Coleção: Fabricação própria das Lojas Bebel (Cuiabá – MT)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA