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“Perfil dos viajantes mudou e os empresários devem se habituar com mudanças”, alerta palestrante da FIT Pantanal

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O turista 4.0 é uma nova categoria que surgiu com a evolução da tecnologia e a crescente digitalização da sociedade. Estes turistas usam a tecnologia em sua jornada de viagem, desde a pesquisa e planejamento até a experiência de viagem em si.

Atentos a esse novo modelo de turista, a FIT Pantanal trouxe nesta sexta-feira (05) o palestrante Jardel Beck, que explicou um pouco mais sobre essas mudanças e salientou para os operadores e gestores como eles devem se adaptar a esse novo público.

Ao contrário dos turistas tradicionais, que dependiam principalmente de guias impressos e agências de viagens para planejar suas férias, o turista 4.0 tem acesso a uma ampla variedade de informações online e usa aplicativos de viagem e outras tecnologias para tornar sua experiência de viagem mais eficiente e personalizada. Eles podem reservar voos, hotéis e atividades online, verificar comentários e recomendações de outros viajantes, e até mesmo usar realidade virtual para explorar destinos antes de decidir onde ir.

“É um novo modelo de negócio que surge com a digitalização da quarta revolução industrial. Hoje em dia, quando alguém decide que vai viajar, essa ‘jornada’ do turista já começa pelo celular, com avaliações e redes sociais”, destaca.

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Além disso, Jardel também pontua que o turista 4.0 é altamente conectado e usa a tecnologia para compartilhar sua experiência de viagem com outras pessoas. “Todas as empresas que não acompanharem essa tendência vão acabar ficando para trás. Hoje, o viajante é influenciado e influenciador, então além do destino, a experiência que é criada também é muito importante”.

Pensando nesse novo perfil de turista, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) criou o Programa de Evolução Digital no Turismo para monitorar a reputação online de hotéis, bares, restaurantes, destinos e regiões turísticas de Mato Grosso. Ao todo serão 1.500 locais em 71 municípios, que já possuem presença digital em canais de avaliação e vendas de pacotes online como Google, Tripadvisor, Expedia, Hoteis.com, por meio da plataforma Trustyou.

A plataforma possui indicadores criados a partir das avaliações e comentários dos visitantes/usuários dos serviços prestados.

As informações geradas pela plataforma como número de comentários e avaliações e a taxa de respostas aos comentários serão utilizadas para a criação do Índice de Desempenho Turístico (IDTur).

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“Com base neste sistema de pontuação, o Observatório de Desenvolvimento vai monitorar os municípios, regiões turísticas e a própria Secretaria Adjunta de Turismo permitindo que possamos identificar as nossas deficiências e os pontos fortes apontados pelos turistas nos destinos do Estado”, comentou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda.

A proposta é fazer monitoramento por grupos: meios de hospedagem, restaurantes e similares, atrativos turísticos, destinos e região turística. Mato Grosso tem 15 regiões turísticas com 87 municípios, contudo, 71 deles possuem locais a serem monitorados pela plataforma.

*Com supervisão de Débora Siqueira

Fonte: Governo MT – MT

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CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

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Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

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Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

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