Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Pesquisadores criam cerveja de bocaiuva com frutos colhidos no Pantanal de MT

Publicados

MATO GROSSO

Motivado pela riqueza nutricional e relevância cultural da bocaiuva para as cidades do Pantanal mato-grossense, o professor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Cáceres, Admilson Costa da Cunha desenvolveu uma cerveja de Bocaiuva. O produto é considerado inédito no Brasil e foi resultado da pesquisa de doutorado de Admilson no programa de Ciência e Tecnologia dos Alimentos na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Ele desenvolveu a pesquisa sob orientação do professor Cristiano Augusto Ballus. doutor em Ciência de Alimentos. Para proteger a invenção e garantir os direitos autorais do produto, o IFMT, por meio da Agência de Inovação Tecnológica e em conjunto com a UFSM realizou o depósito com pedido de patente no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

“O objetivo desta invenção foi a produção de uma cerveja adicionada de polpa de  bocaiúva com frutos colhidos em Cáceres, no pantanal mato-grossense. A cerveja apresenta características sensoriais únicas e com forte apelo cultural e regional”, afirma o professor Admilson.

Com o nome científico de Acrocomia aculeata, a bocaiuva é encontrada em florestas tropicais do Brasil em estados como Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, sendo amplamente espalhada pelas áreas de Cerrado. O seu fruto tem forte ligação com as culturas das comunidades nos territórios em que são colhidos em atividade extrativista.

Leia Também:  Bombeiros fazem simulado de atendimento a cão ferido em ação de busca e resgate

OLHAR DIRETO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  Delegada faz alerta sobre crimes sexuais durante o Carnaval: "Não é não"

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA