MATO GROSSO
PF realiza buscas contra desembargadores e escritório de advogado
MATO GROSSO
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (26) uma operação para investigar a suposta venda de sentenças no Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Informações preliminares indicam que ao menos 10 alvos estão sendo investigados. Os gabinetes dos desembargadores Sebastião Moraes e João Ferreira Filho, além de suas residências, estão sendo vasculhados, assim como o escritório do advogado falecido Roberto Zampieri, no bairro Bosque da Saúde. Sebastião e João Ferreira foram afastados dos cargos pelo CNJ no dia 1º de agosto deste ano, sob suspeita de envolvimento em vendas de sentenças. Segundo o Corregedor Nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, as investigações indicam graves faltas funcionais e recebimento de vantagens indevidas.
Os desembargadores foram acusados de participação em um esquema de propinas, cuja investigação teve início com dados extraídos do celular de Roberto Zampieri, assassinado em 5 de dezembro de 2023. O advogado foi morto ao sair de seu escritório no bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá. Ele estava em seu carro, um Fiat Toro, quando foi baleado dez vezes. O coronel do Exército Etevaldo Luiz Caçadini de Vargas foi identificado como financiador do crime, com o empresário Hedilerson Fialho Martins Barbosa atuando como intermediário. O pedreiro Antônio Gomes da Silva confessou ter sido o autor dos disparos, e os três estão presos. O suposto mandante do crime, Aníbal Manoel Laurindo, está em liberdade provisória, usando tornozeleira eletrônica e cumprindo outras medidas cautelares.
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.